PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Sete dicas para aumentar o rendimento escolar do seu filho

Por Equipe See-Saw Panamby
Atualização:

 

 

 

Especialistas são unânimes: seja qual for a idade escolar de seu filho, procure acompanhar a rotina de estudos e seu processo de aprendizagem. O recado também é de Marcia Angélica Silva, coordenadora pedagógica do ensino fundamental I da Escola Bilíngue See-Saw Panamby : "a participação dos pais e familiares na vida escolar dos filhos tem um impacto muito positivo, contribui para deixar a criança interessada, motivada e mais segura" - sinaliza a educadora.

PUBLICIDADE

Marcia alerta que o comportamento precisa ultrapassar a presença nas reuniões e a verificação dos deveres: "O ideal que é os pais visitem a escola periodicamente, conversem com os professores, se interessem pelo processo de aprendizagem da criança, que é muito particular". A especialista reúne algumas orientações que podem ajudar pais e familiares a conduzirem melhor o processo. Acompanhe:

1 - Procure manter a rotina: ela é imprescindível para a boa formação da postura de estudante. Ter um horário definido e organizar o espaço para o estudo é fundamental. É importante também dedicar boa parte do dia ao lazer, estimular o lúdico, as brincadeiras. Criar o hábito diário ajudará a criança a perceber que esse procedimento é mais eficiente do que deixar para a última hora.

2 - Mantenha contato com o professor: saber o que acontece na escola é tão importante quanto acompanhar o processo de aprendizagem dos filhos. Essa conduta ajuda a delegar, cada vez mais, a responsabilidade. Assim, é possível construir uma parceria entre a família e a escola e criar um vínculo de confiança mútuo. É fundamental se familiarizar com os professores e com o ambiente que seu filho frequenta todos os dias. Sempre que possível converse com o professor e ensine seu filho a ouvi-lo e a respeitá-lo.

3 - Participe das reuniões escolares:  não deixe para ir à escola apenas quando for notificado sobre algum problema. A presença dos familiares em reuniões, tanto de grupo como individuais é matéria prima para os professores. Nas reuniões de grupo os educadores têm a oportunidade de mostrar aos pais os conteúdos a serem trabalhados nas diversas disciplinas, exemplificando, por meio de atividades ou lições, as estratégias para que os alunos atinjam os objetivos propostos para cada área.Já nas individuais, podem conversar sobre o processo de aprendizagem de cada criança, relatar intervenções e cuidados para avançarem em seu aprendizado.

Publicidade

4 - Acompanhe a lição de casa: a tarefa exige tempo e dedicação. Nas séries iniciais, o objetivo principal é aproximar as crianças de procedimentos importantes, cada vez mais exigidos na vida escolar. Além das lições serem simples, as professoras as realizam oralmente, em sala de aula, e dão orientações claras para que elas tenham autonomia para fazê-las. Mesmo assim, podem surgir dúvidas ou dificuldades. Caso isso aconteça, a orientação para os pais é comunicar imediatamente às professoras sobre a dificuldade encontrada. Ainda sobre a lição de casa, é importante:

  • Pedir sempre para ver a lição e valorizar o que já aprendeu;
  • Auxiliar na organização das lições e do material, quando for preciso;
  • Orientar a criança a pedir explicações na classe sobre tudo o que quiser saber e não tiver entendido;
  • Não fazer pela criança;
  • Ressaltar a importância do capricho, da letra legível, incentivando-a a fazer tudo da melhor maneira que puder;
  • Ajudar na organização de um horário rotineiro para a realização das tarefas.
  • Incentivar a leitura em casa e, quando possível, fazer isso junto (lendo ou ouvindo a leitura);

5 - Estimule o hábito da leitura: incentivar a leitura é muito saudável e importante, mas o melhor é dar à criança um bom exemplo de comportamento leitor, ou seja, conversar sobre o que se lê ou por que escolhe esse tipo de leitura. Vale também deixar o material de leitura ao alcance da criança. Afinal, o bom leitor também tem o direito de não ler.

6 - Ajudar a criança a compreender o melhor método de estudo: algumas crianças são mais visuais, estudam sublinhado, fazendo resumos. Outras, mais auditivas, preferem ouvir a voz.Para cada modalidade de aprendizagem, há uma alternativa mais adequada para aprender. Por isso, é importante observar e auxiliar a encontrar a maneira mais adequada para reter as informações. Ler para buscar informações e estudar exigirá de cada um a postura que lhe for mais eficiente.

7 - Prepare um "cantinho especial" para o estudo: é ideal que o local seja tranquilo, arejado, limpo e iluminado para estimular a concentração. Livros, internet e outros materiais de consulta devem estar à disposição. Outra dica é determinar horário fixo para o estudo, afinal, sem disciplina não há construção de conhecimento.

Publicidade

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.