PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Projeto: Plugado no mundo adolescente!

Educação em Sexualidade.

Por Cesar Pazinatto
Atualização:

O estudo da sexualidade envolve o crescimento global do indivíduo, tanto intelectual, físico, afetivo-emocional e sexual propriamente dito.

PUBLICIDADE

A partir de uma proposta objetiva de intervenção, a educação em sexualidade na escola promove discussões e reflexões a respeito do tema de uma maneira formal e sistematizada .

Desenvolver esse trabalho permite mudanças nos padrões de comportamento, transmite informações de maneira verdadeira; elimina preconceitos e auxilia no amadurecimento afetivo-emocional.

Planejado para cada etapa do Ensino Fundamental II, as discussões e atividades são pensadas sempre a partir de um tema gerador

o6° anos: As primeiras mudanças - o surgimento das características sexuais secundárias.

Publicidade

o7° anos: Olhar para mim e ver o outro - discussão das mudanças físicas e emocionais da adolescência.

o8°anos: Me protejo, me previno!  - trabalho sobre os métodos contraceptivos e de barreira para as infecções sexualmente transmissíveis e as questões da internet.

o9°anos: Eu me amo! Eu me cuido! - discussão sobre auto confiança, auto estima e responsabilidade.

 Foto: Estadão

Para iniciar as discussões sobre as mudanças no corpo, que ocorrem na fase da adolescência, os alunos desenham o aparelho reprodutor masculino e feminino como imaginam que seja - por dentro e por fora. Usando os modelos criados pelos alunos fazemos as discussões sobre como funciona a reprodução, a menstruação, a ejaculação, a gravidez.

 Foto: Estadão

As primeiras mudanças: para iniciar as discussões sobre a puberdade e adolescência os alunos elaboram uma linha do tempo indicando as mudanças que percebem em seu corpo desde o nascimento até como acham que serão na vida adulta.

Publicidade

Professora Ivana Marques

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.