Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Poesia, poema

PUBLICIDADE

Por Cesar Pazinatto
Atualização:
Conhecer alguns poetas é o começo do trabalho Foto: Estadão

 

O que é poesia? Para que serve a poesia?

PUBLICIDADE

Segundo crítico e escritor norte-americano Ezra Pound: "Grande literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível. Começo com a poesia, porque é a mais condensada forma de expressão verbal".

A produção criativa de textos poéticos implica exercício de construção vinculado ao conhecimento dos recursos da língua. "Alguns nos divertem por sua musicalidade, pelos trocadilhos e jogos de palavras; outros, nos agradam pelas ideias e sentimentos que expressam; uns são para brincar; outros, para nos fazer experimentar novos sentimentos", William Cereja.

Assim, a partir de vários textos literários lidos e interpretados em aula, o desafio proposto aos alunos foi o de elaborarem poemas que representassem sensações, sentimentos e emoções o mais espontâneo possível, sem qualquer limitação.

Os dois textos a seguir simbolizam, de maneira incontestável, a sensibilidade, a inquietude e a emoção de nossa juventude.

Publicidade

   Prof. Agenor Costa Neto

A única verdade

Às vezes eu penso comigo mesmo, revejo e logo percebo a única verdade. Sem amor, não há guerra sem felicidade, não há tristeza. Se nunca se sentiu só Nunca teve ninguém. A única verdade é que a solidão a tristeza são bens da humanidade.

Alec - 9º ano

O poder de um quarto

Publicidade

As palavras dançam no papel As lembranças pintam os quadros As cores têm vida própria.

A foto me faz querer voltar no tempo As notas ainda soam nos cantos das paredes Aquela melodia invade os meus ouvidos As cores fazem meus olhos brilharem.

Mas o sol vai embora sem se despedir O quarto fica escuro. Não vejo mais as cores que dominavam o espaço Só resta esperar o dia seguinte.

Thatyana - 9º ano

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.