Os alunos de K5 e as suas preciosas coleções

Os alunos de K5 e as suas preciosas coleções

Cesar Pazinatto

04 Novembro 2016 | 15h24

Para crianças desta faixa-etária, propor o trabalho de colecionar nos possibilita, por meio de atividades sequenciadas, um contexto favorável  para se aproximarem de alguns conteúdos matemáticos. Além disso, nos permite explorar posturas de trabalho em grupo, como, por exemplo, a organização e manutenção dos objetos trazidos por cada uma para compor a coleção do grupo, procedimentos tão importantes para a formação pessoal e social.

Iniciamos esse trabalho conversando sobre  o que é uma coleção e levantando o que  sabiam sobre o assunto. A partir daí, escolhemos através de votação o que seria colecionado pelas turmas.

Na medida em que os objetos foram trazidos, organizamos os dados obtidos, contando e identificando a regularidade numérica para nomear, ler, escrever e comparar os números. Dessa forma, fomos  ampliando o repertório de números que conhecem e fizemos  comparações entre quantidades numéricas. Outros conteúdos trabalhados dizem respeito à localização espacial e lateralidade, como: dentro, fora/ esquerda, direita/ em cima, embaixo. Também tivemos um ótimo contexto para trabalhar a ordenação e a classificação segundo  critérios de tamanho: do maior para o menor, do menor para o maior; cor e forma.

k5ak5f

Também propusemos situações problemas que envolveram o registro de formas variadas da adição de pequenas quantidades, noções de par e ímpar e contagem em intervalo de 10.

Os momentos com este trabalho são muito esperados pelos alunos, que ficam orgulhosos e animados em contribuir com o aumento e manuseio dos itens colecionados.

k5dk5e

No final, utilizaremos os itens das coleções para confeccionar  produções artísticas, como por exemplo:  obras de arte com pedras, pulseiras e colares com botões, mosaicos com tampas de garrafas.

Embora ensino e aprendizagem, tenham atuações e caminhos distintos, podem acontecer de forma significativa e contextualizada.  É assim que pensamos a educação.

k5gk5c

Professoras: Nina do Valle, Débora Rick e Flávia Sanches