PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

"Nem le Carré escaparia."

Por Cesar Pazinatto
Atualização:

Mapeamento online de metáforas e intertextos no romance "Os Espiões", de Luis Fernando Veríssimo

PUBLICIDADE

O romance "Os Espiões" é o primeiro título em língua portuguesa a ser lido no 1º ano do Ensino Médio na See-Saw Panamby Educação Bilíngue. Ao mesmo tempo em que demanda dos estudantes a compreensão de metáforas e intertextos, esse romance brasileiro contemporâneo abre caminho para a leitura programada para o segundo bimestre - o clássico A metamorfose, de Franz Kafka.

Passeando por nomes como o nosso Machado de Assis e Dostoievski, a narrativa de Verissimo bebe da fonte da mitologia grega para problematizar a noção de literatura "de verdade" e prestar uma homenagem rasgada ao potencial transformador do texto literário.

O protagonista é um editor frustrado que, em suas manhãs de ressaca, seria capaz de recusar a publicação de Tolstói, Cervantes, Flaubert, Proust e até mesmo de sua grande paixão: John le Carré. Já na primeira página, o romance assenta-se sob uma pequena, mas poderosa, constelação de referências literárias, ou seja, de intertextos.

Logo no início da leitura, portanto, os estudantes percebem que - sem o conhecimento dos intertextos - eles "perdem a piada", ou seja, não conseguem usufruir integralmente das brincadeiras propostas por Verissimo.

Publicidade

As primeiras rodas de leitura compartilhada trouxeram queixas como: "imagino que ele deva estar dizendo algo engraçado, mas não consigo achar graça". A partir daí, foi proposto a turma que fizesse o mapeamento dos intertextos presentes no primeiro capítulo. Nesse dia, trabalhando em pequenos grupos e com consulta à internet, "Os Espiões" teve a sua segunda chance.

Esse trabalho foi sistematizado através de uma atividade de mapeamento não só de intertextos, mas também de metáforas. Isso porque vínhamos trabalhando com a linguagem figurada nas aulas de análise e reflexão sobre a língua. Na plataforma EDMODO (www.edmodo.com), a professora disponibilizou um modelo para esse mapeamento, que deveria conter: a transcrição literal do intertexto; uma pesquisa sobre o intertexto a partir de uma fonte confiável e uma explicação de autoria sobre o efeito de sentido do intertexto para a construção da narrativa. Em outras palavras, a descrição do papel do intertexto na trama.

Procedimento similar foi proposto para o mapeamento de metáforas, que previa: a transcrição literal da metáfora e sua classe de palavra; uma pesquisa que ilustrasse a imagem sobre a qual a metáfora fora construída e, como no estudo dos intertextos, uma explicação de autoria sobre o efeito da metáfora na construção da narrativa.

O trabalho em uma plataforma online como o EDMODO permite à professora monitorar e comentar a produção dos estudantes no momento em que ela acontece, voltar a elas e compartilhar com o grupo todo as investigações feitas. Aos estudantes, a plataforma permite o envio de sucessivas versões, até que se chegue ao produto final desejado, além da realização de pesquisa online com a mediação da professora.

Finalmente, esse trabalho está permeado pela noção de que a intertextualidade é parte da natureza dos textos - "mosaicos de citações". Essa "descoberta" permite ao estudante compreender como e por que os textos desvelam seus sentidos ao leitor experiente. Após a leitura, a ideia é editar coletivamente o verbete da Wikipedia sobre "Os Espiões", hoje limitado a uma frase. Afinal, uma sinopse que dê conta de apresentar a trama de Verissimo será pontuada por numerosos hiperlinks, em outras palavras, por numerosos intertextos. Nem le Carré escapará.

Publicidade

Phaedra de Athayde (professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.