Holes – de Louis Sachar

Holes – de Louis Sachar

Cesar Pazinatto

09 Setembro 2016 | 08h55

A leitura é uma ferramenta excelente no desenvolvimento de diversas habilidades ao longo do crescimento. Memória, comunicação escrita e oral, vocabulário, raciocínio e criatividade são apenas algumas dessas habilidades que são beneficiadas pelo hábito da leitura diária.

holes1

Nesse semestre estamos lendo Holes, de Louis Sachar. O livro conta a história de Stanley Yelnats, curiosamente um nome em forma de palíndromo, passado de pai para filho desde que seu tataravô imigrou para os Estados Unidos. Já no início do enredo, ele é acusado de roubar um par de tênis muito importante e acaba tendo que fazer uma difícil escolha: ir para a prisão, ou ir para o Camp Green Lake?

Os alunos logo percebem que este não é um acampamento qualquer – um deserto cheio de animais peçonhentos onde os garotos maus cavam buracos diariamente para construir caráter. Holes traz discussões interessantes para a sala de aula em relação ao certo e o errado perante a sociedade, a seriedade de uma promessa como contrato social, a importância da narrativa histórica para o entendimento dos processos atuais e a amizade como algo a ser preservado e encorajado.

holes2

Tudo isso em uma trama envolvente e misteriosa que narra paralelamente diversos momentos distintos da vida de Elya Yelnats e seus descendentes, cada um revelando algo a mais sobre a maldição que os perseguia desde a terra natal – os alunos devoram o livro com entusiasmo, curiosos para testemunhar o desenrolar da história. Com escrita e vocabulário ao mesmo tempo acessíveis e desafiadores, o livro permite aos alunos uma excelente prática da língua inglesa, favorecendo sua comunicação na segunda língua de maneira competente e prazerosa.

Professores dos 5ºs anos: Yan Prado e Marina Giacon