O ambiente escolar é muito propício a esta reflexão, especialmente pela presença do grupo. A partir do corpo das crianças, é possível explorar noções de altura, peso, medidas das mãos e pés, tamanho de roupas e calçados, temas pelos quais os alunos manifestam interesse e curiosidade.
Objetos da sala de aula podem ser comparados e medidos quanto ao comprimento, ao peso, à massa. É importante apresentar às crianças comparações que desafiem conceitos pré-estabelecidos, como por exemplo a ideia de que objetos maiores são sempre mais pesados.
Na educação infantil, podemos explorar unidades de medida convencionais (metro, quilo) e não convencionais, tomando uma unidade escolhida pelo grupo, como por exemplo um passo, o tamanho de um pé, ou mesmo um determinado objeto (ex.: Quantas carteiras cabem nessa parede?).
Trazendo esses questionamentos e reflexões para nossa rotina diária, incentivamos nossos alunos para que ampliem, aprofundem e construam novos sentidos para seus conhecimentos.
Teachers: Vanessa Corredato, Marjorie Barbosa, Erica Aere, Mariana Silva, Angélica Costa e Mariane Rondena
[gallery columns="2" ids="739,740,741,742,743,744" orderby="rand"]