Essa necessidade de contar histórias, essa busca por partilhar de experiências e vivências é, dentre outras, característica intimamente ligada ao "ser" e "fazer-se" humano, e os recursos linguísticos são, então, instrumentos para nos permitir essas trocas e comunicações.
Partindo dessa percepção e compreendendo que os tempos verbais sãoum, dentre outros instrumentos linguísticos que nos auxiliam nesse processo, o 1o ano do Ensino Médio fez uso de seus conhecimentos nos pretéritos do indicativo, somando-os a um trabalho com narrativas breves e as múltiplas interpretações que uma única narrativa pode trazer para, então, refletir sobre o conto "El drama del desencantado" de Gabriel García Márquez.
Que histórias poderiam ser contadas? Que conflitos teriam levado o protagonista a um desfecho tão trágico? Poderia ele ter encontrado outro caminho?
Dessas reflexões criaram suas próprias narrativas, adaptadas ao gênero comunicativo "roteiro de curta metragem" e, a partir dele, fizeram encenações dramáticas, transformadas em ação, em fala, em exercício comunicativo.
Confiram o resultado dessas reflexões e experiências.
Professora Vaniery Amorim
Língua Espanhola
1º ano Ensino Médio