A principal tarefa da escola bilíngue é ensinar a criança a aprender e a pensar em dois idiomas. É uma ginástica muito grande para o cérebro, que ganha força e ativa diversas conexões. Os benefícios são inúmeros e vão desde estímulo à criatividade até o retardo do envelhecimento.
Confira aqui cinco razões para optar pelo ensino bilíngue:
- Fortalece o sistema de controle executivo do cérebroHabilidades sociais, flexibilidade mental, criatividade, tudo é aprimorado em um cérebro bilíngue. A criança adquire capacidade de ser multitarefa e, com maior facilidade, pode mudar padrões de pensamento, alterar a forma de compreensão, além de iniciar uma atividade rapidamente ao finalizar a anterior.
- Desenvolve a consciência metalinguísticaCom o aprimoramento dessa consciência, as crianças percebem que o objeto tem palavras diferentes para representá-lo e reconhecem qual idioma precisa aplicar com cada pessoa que participa da conversa. Isso acontece porque o cérebro é constantemente desafiado a reconhecer significados e a se comunicar em diferentes sistemas de linguagem.
- Reflete na vida profissional e pessoalSegundo pesquisas, aprender por meio do segundo idioma influencia diretamente na tomada de decisões. Com um perfil mais analítico (desenvolvimento da metacognição) essas pessoas costumam ser mais flexíveis no seu modo de pensar e julgar situações, ou seja, adaptam-se com maior facilidade a mudanças. Tudo isso favorece os negócios, a carreira e as finanças pessoais.
- Aumenta a resistênciaAs capacidades cognitivas dos bilíngues tendem a permanecer mais conservadas com o passar dos anos. Idosos bilíngues apresentam melhores resultados em testes de atenção, foco e fluência. As inúmeras conexões e esforços exigidos elevam o tempo para a manifestação de doenças degenerativas como o Alzheimer, por exemplo, justamente porque o cérebro é mais estruturado, tem mais conectividade.
- Reúne diversas possibilidades de estímuloNo método bilíngue a criança é moldada pela língua. Na See-Saw Panamby adotamos o modelo de imersão e nele, até os cinco anos, o aluno faz atividades e se comunica apenas no segundo idioma. São aplicadas ferramentas diferenciadas que incluem projetos pedagógicos, matérias acadêmicas, música, teatro, fábulas e histórias associadas à cultura. Não existe uma regra sobre a idade para ingressar no ensino bilíngue. Quanto mais cedo o estudante for inserido nesse contexto, melhor. Mas a proposta beneficia todas as idades.
Equipe See-Saw Panamby