Temos como base para nossos estudos quatro temas principais: moradia, alimentação, vestuário, moradores do castelo e brincadeiras. Com isto, o grupo compreende como os castelos eram construídos, os papéis sociais de seus habitantes, seus hábitos alimentares, a maneira como se vestiam e as brincadeiras e os jogos que entretinham as crianças da época.
Iniciamos a pesquisa sobre cada tema com uma roda de conversa, para que dessa forma os alunos expressem seu conhecimento prévio sobre o assunto.
"O castle é big"! Eu tenho um castle bem big"!
"Eu tenho uma fantasia de cavaleiro e chapéu de cavaleiro"!
"Os cavaleiros lutam para proteger eles e o castle"!
"O rei tinha coroa, mesa e cadeira"!
Em seguida, oferecemos livros para que eles possam confirmar ou não suas hipóteses edebatemos o que aprenderam com as figuras.
Após cada etapa da pesquisa, construímos um mural comparativo através de recortes de revistas, para que assim ilustremos de forma lúdica tudo o que foi estudado.
Também confeccionaremos os objetos de decoração para a transformação de nossa sala em um grande castelo, tais como pedras, tochas, coroas, capacetes e escudos.
No final do projeto, teremos uma pequena apresentação usando trajes especiais e mostraremos aos pais alguns costumes da época.
Professoras Carla Ventre e Karina Zuquetto