Colégio Renascença
10 de agosto de 2015 | 12h28
No Colégio Renascença, carinhosamente conhecido como Rena, saúde e nutrição são coisas sérias; foco de ensino e aprendizagem nos diferentes segmentos da escola. Acreditamos que esta aprendizagem se concretiza na interação entre os alunos e a base deste processo é a vivência, que dá sentido ao que se aprende. O tema é objeto sistemático de estudo, assim, temos experiências alimentares no refeitório da escola e nas diferentes cerimônias judaicas que realizamos.
Um desses momentos privilegiados de reflexão acontece nos oitavos anos, tendo como eixo de trabalho o autoconhecimento e autocuidado. Os alunos fazem um amplo estudo sobre alimentação, nutrição e saúde, analisam embalagens de alimentos industrializados para verificar a presença ou não de aditivos. Numa segunda etapa, visitam um supermercado e, com base na pirâmide alimentar e nas discussões feitas em sala, são responsáveis por montar carrinhos de compras com itens saudáveis.
O resultado do trabalho é sempre muito significativo. Cuidar da alimentação passa a ser parte da vida dos alunos e, também, de suas famílias.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.