Aula com gosto de cultura…alunos do 5ºano em São Luiz do Paraitinga

Aula com gosto de cultura…alunos do 5ºano em São Luiz do Paraitinga

Colégio Renascença

08 de julho de 2015 | 14h21

A escolha de São Luiz do Paraitinga permite-nos um estudo interdisciplinar, reunindo temáticas das diferentes disciplinas, entre elas, língua portuguesa, história, geografia e ciências.

Localizada a cerca de 700 metros de altitude, São Luiz do Paraitinga fica numa encosta da Serra do Mar voltada para o lado do Vale do Paraíba e teve sua origem no final do século XVIII, quando um grupo de tropeiros vindo de Minas Gerais escolheu a beira do Rio Paraitinga para descansar. De lá para cá, muita coisa mudou, mas até hoje, a cidade preserva traços de sua história e, sobretudo de seu povo, que preserva os costumes caipiras, os quais foram estudados pelos nossos alunos.

Depoimentos dos alunos sobre o Estudo do Meio para São Luiz do Paraitinga

“Eu aprendi que lá ,em São Luiz do Paraitinga, eles não comemoram o dia das bruxas, no dia 31 de outubro. Eles comemoram o dia do Saci, que é tipo um carnaval, porque eles não querem fazer a mesma coisa que os Estados Unidos, pois o Brasil tem a sua própria cultura.”
Ilan Hameiry

“Lá ,em São Luiz do Paraitinga, aprendemos muitas coisas, e uma delas foi fazer barreamento. Lá preenchemos uma parede, andamos de bote e aprendemos muito sobre a cidade.
Gostei muito desta viagem,pois nós vimos casas reconstruídas depois da grande enchente de 2010, que chegou a 12 metros de altura.”
Juliana Nasser

“Nós fomos a São Luiz do Paraitinga e visitamos muitos moradores de lá. Aprendemos sobre a cultura, as festas e as maneiras de comemorar. Vimos as matas e o Vale do Paraitinga que está cheio de vegetação e cultura, como o Dia do Saci. As festas são muito famosas e a natureza é muito preservada. É uma cidade com muita história!”
Rodrigo Lam Brawerman

“Lá, em São Luiz do Paraitinga, tive a oportunidade de aprender, ouvindo histórias contadas por Ditão Virgílio, um morador de lá.
Também tivemos a oportunidade de conhecer curiosidades sobre a enchente, entrevistando os moradores, sobre a mata ciliar, passeando de bote e também sobre as construções antigas fazendo barreamento.”
Mariana P. Sanger

“Quando fui para São Luiz do Paraitinga, conheci um senhor chamado Ditão Virgílio. Ele é um poeta, que contou para o meu grupo e para mim, sobre a história do Saci.”
Luana Szyfman Vieira Santos

“Eu nunca tinha ficado tão próxima das minhas amigas. Foi uma viagem maravilhosa! Valeu muito a pena ir, porque eu aprendi e descobri muitas coisas e, o mais importante, eu me diverti!”
Fernanda Becher

“Vi a importância de cuidarmos da natureza e aprendi a identificar matas ciliares. Acho que esse estudo do meio valeu a pena, pois aprendemos um pouco mais de outras culturas e também vimos coisas que aqui em São Paulo não poderíamos ter visto.”
Jacques Kalili

“Eu gostei dessa viagem, porque aprendi muitas coisas novas e diferentes e também porque foi uma aula em um lugar diferente, curioso e cheio de patrimônios históricos, muito interessantes e de formas diferentes de demonstrar cultura.”
David Aguiar Kakon

“Este estudo do meio valeu a pena porque, depois da enchente, eles se ergueram e reconstruíram boa parte das coisas (isto é algo sustentável), porque boa parte da cultura brasileira está lá.”
Henry Karpovas Lisak

“Nessa viagem eu tive mais “experiência” com a cultura brasileira ao ouvir as histórias do Senhor Ditão. Eu acho que valeu a pena porque nós aprendemos mais coisas sobre a cultura do nosso país.”
Fábio Jozsef Roisin

“O estudo do meio foi ótimo, porque eu aprendi que a cidade é uma cidade histórica por causa da enchente, e os tropeiros paravam lá para descansar.”
Tomás R. Souza

“Essa viagem abriu minha mente de como nós vivemos em São Paulo, que é completamente diferente de São Luiz do Paraitinga. Lá os moradores parecem que não têm pressa e aqui todos têm horário e lá é bem preservado. Essa viagem valeu muito a pena!”
Julie Rabinovitch

“Esse passeio foi muito importante para aprender sobre a história do Brasil e o ciclo do café, porque São Luiz do Paraitinga foi uma cidade importante para este ciclo e também uma cidade com muitos patrimônios históricos.”
Victor Wajchenberg

“Foi uma viagem de várias aprendizagens e foi muito interessante quando fui ouvir histórias sobre o Saci com o Senhor Ditão; a caminhada na trilha, conhecendo árvores, fazendo floating, fazendo pau-a-pique e na entrevista no mercado. Eu me senti animado, feliz e interessado, sem palavras para os bonecos do carnaval andando na rua! Lá é um bom lugar no carnaval. Também aprendi muito sobre a mata ciliar que protege o Rio Paraitinga.”
Ricardo Rosebaum

IMG_20150617_153109081

IMG_20150618_094116340

IMG_20150618_094646796

IMG_20150618_142057768

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências: