colegioportouniao
08 de abril de 2016 | 13h54
Pensando em melhorar a escrita dos alunos do 6° ano, que nessa fase ainda confundem os fonemas e as letras, a professora de língua portuguesa, Vera Rosa Lopes, lançou uma proposta para ser trabalhada em grupo. Primeiro os alunos precisaram definir FONEMA e LETRA, buscando fontes de pesquisas e validando as hipóteses encontradas.
Num segundo momento, realizaram atividades escritas, verificando sons em listas de palavras. Os comentários dos alunos foram interessantes. Muitos contaram suas experiências anteriores devido à troca de letras que cometeram ao fazer registros.
Outros, começaram a entender melhor o fato de buscarem auxílio com fonoaudiólogos. Teve até um questionamento: “Por isso que os surdos são mudos?”
Depois, os alunos utilizaram os iPads e entraram na plataforma digital para conferir as escritas, utilizando os conhecimentos ortográficos já adquiridos: dígrafos e encontro consonantal.
Para finalizar, contaram com a interferência da professora, fazendo as devidas correções.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.