Alunos do Peretz vivenciam práticas esportivas Paralímpicos e Olímpicas

Alunos do Peretz vivenciam práticas esportivas Paralímpicos e Olímpicas

Colégio Peretz

14 Abril 2016 | 09h05

*Por Pedro Amadeu

Faltando pouco mais de 150 dias para o início dos Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 7 a 18 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, onde cerca de 4.350 atletas de 176 países competirão em 23 modalidades, o Colégio I. L. Peretz decidiu aproximar seus alunos do evento.

Alunos praticam canoagem na piscina do Colégio.

Alunos praticam canoagem na piscina do Colégio.

Como coordenador da área de Educação Física, procurei mostrar aos alunos que o esporte é acessível a todos. Assim, planejei uma série de ações, sendo que algumas já estão em prática. Ontem, tivemos uma palestra para os alunos do 9º ano ao Ensino Médio, com o paratleta Fernando Fernandes, campeão mundial e bicampeão sul-americano de paracanoagem, que agitou a turma. E, do o dia 11 até 14 de abril, os alunos do 6º ao Ensino Médio praticarão a canoagem na piscina do Colégio.

Fernando Fernandes profere palestra sobre canoagem

Fernando Fernandes profere palestra sobre canoagem

Ainda durante as aulas, os alunos experimentarão a corrida com olhos vendados, e o futebol de cinco, esportes esses praticados por deficientes visuais.

Contei aos estudantes a origem dos jogos paralímpicos, em 1945, na Inglaterra, por iniciativa do neurologista alemão de origem judaica Ludwig Guttmann, que utlizava o esporte tiro com arco na reabilitação de soldados feridos da Segunda Guerra Mundial. Fernando Fernandes relatou aos alunos desde seu acidente, que o deixou com as pernas imóveis, sua decisão de treinar a canoagem, esporte que o consagrou.

Em se tratando de Olímpiadas, a equipe de Educação Física está desenvolvendo atividades esportivas não tão populares entre os brasileiros, como o rugby, badminton, tênis e hóquei entre outras.

No dia 25 de abril, a atleta da seleção brasileira de atletismo Thaíssa Barbosa Presti virá acompanhada pelo técnico que a revelou no Colégio e acreditou em seu potencial, José Roberto Regino, para falar com os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II.

Afirmo que as Olímpiadas e os Jogos Paralímpicos são excelentes oportunidades para mostrar que o esporte está ao alcance de todos, basta ter coragem, determinação e esforço.

 

*Pedro Amadeu – Coordenador de Educação Física do Colégio I. L. Peretz