Alunos do Peretz se preparam para o Enem

Alunos do Peretz se preparam para o Enem

Colégio Peretz

15 Outubro 2015 | 08h01

Por Comunicação Colégio I.L. Peretz

Nos dias 24 e 25 de outubro, será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e 50 alunos do Colégio I. L. Peretz estão afinadíssimos para participar das provas.

Segundo Marcio Moreira, coordenador de Ciências Naturais do colégio e professor-conselheiro da 3ª série, os estudantes no Peretz iniciam o preparo para esse exame desde a Educação Infantil. “O Enem é um processo no qual se mensuram os conhecimentos adquiridos no decorrer da vida escolar do jovem. O resultado dessa prova serve para classificação nas universidades federais e como parte da nota de diversos vestibulares, como já acontece em alguns cursos da USP”, diz ele. E alerta: “O aluno tem de apresentar uma visão crítica do conhecimento sem se preocupar em decorar o conteúdo”.

Para isso, o Peretz tem realizado, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, uma avaliação semanal com testes de todas as disciplinas, referentes aos conteúdos vistos naquele momento. “Além de os alunos treinarem o modelo de provas com questões de alternativas, podemos acompanhar semanalmente o desempenho de cada um. Caso haja problemas, podemos agir com rapidez para que todos acompanhem o curso de modo efetivo”, diz Jorge Makssoudian, diretor do 9º ano e do Ensino Médio.

“Como complemento às provas semanais, temos também simulados, que procuram reproduzir o ambiente e o tempo de duração dos vestibulares. Por meio desse sistema, os alunos já estarão se habituando ao formato das principais provas de ingresso à universidade”, acrescenta Jorge.

Para que os alunos cheguem preparados a esse momento decisivo, além disso, são oferecidas à 3ª série do Ensino Médio aulas extras à tarde, que aprofundam os conteúdos vistos de manhã. O Peretz realiza, ainda, periodicamente, aulas especiais interdisciplinares, ministradas por dois professores de áreas distintas, que trabalham em conjunto determinado assunto e fazem a correlação entre as disciplinas, como acontece em certas questões do Enem.

Frio na barriga

No programa SuperAção, alunos fazem reforço no contraperíodo

No programa SuperAção, alunos fazem reforço no contraperíodo

Com o momento decisivo cada vez mais próximo, os vestibulandos começam a sentir aquele frio na barriga. “Meu maior receio é que, na hora da prova, o nervosismo atrapalhe meu desempenho. Por isso, espero estar tranquila e confiante para conseguir dar o meu melhor”, diz Mayan P. Goldfreind, aluna da 3ª série do Ensino Médio.

Para Ernesto M. Honigsberg, também da 3ª série, o Enem é uma prova muito longa e não é tão simples como costumam dizer. “A ansiedade aparece por ser o momento que marca o início dos vestibulares, além do ‘mistério’ sobre o tema da redação”. E acrescenta: “Algo que me preocupa é a distância que há entre o lugar da prova e minha residência”.

Pensando nessas inquietações, a equipe pedagógica do Peretz preparou as seguintes dicas para auxiliar o vestibulando em relação ao Enem:

  • descanse bem no dia anterior à prova;
  • procure fazer o trajeto até o local de prova com antecedência, alguns dias antes do exame;
  • chegue ao local de prova até as 12h30, já que os portões são fechados às 13h – atrasos não são tolerados;
  • não se esqueça de que as provas são bastante longas, por isso utilize roupas confortáveis e providencie um lanche leve, com água;
  • não se esqueça do RG original – sem um documento original com foto, você não pode fazer a prova. Recomendamos levar também o cartão de confirmação impresso;
  • para fazer a prova, você somente pode utilizar caneta esferográfica preta, feita de material transparente – leve mais de uma, por precaução. Fique muito atento: portar qualquer material além desse (lápis, borracha, outros tipos de caneta, celular, caderno etc.) pode desclassificá-lo;
  • leia os enunciados com a máxima atenção – a interpretação das questões é de grande importância em provas como o Enem;
  • controle bem o tempo – lembre-se de que não há tempo extra para preencher o cartão-resposta ou passar a limpo a redação: são quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo.
  • Respire calmamente e boa prova!

Os gabaritos das provas estarão no site portal.inep.gov.br/enem até o dia 28/10. A data em que os resultados serão divulgados ainda não está disponível.