Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Por que oferecer inglês para as crianças?

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

Essa pergunta poderia ser facilmente respondida assim: porque, quanto mais cedo se inicia o aprendizado, mais rápido se dá a aquisição!

PUBLICIDADE

Entretanto, para entendermos melhor como se processa o desenvolvimento da aprendizagem de um novo idioma nas séries iniciais, levamos em consideração dois aspectos linguísticos que impactam as crianças desta faixa etária. São eles: a capacidade de retenção e a capacidade de absorção.

A retenção é a habilidade de receber uma informação e armazená-la e, no caso do aprendizado de um novo idioma, a criança primeiramente entende o que está sendo dito, depois, compreende o conteúdo do que está sendo ensinado para, então, retê-lo. Já a absorção está relacionada à aceitação  do que está sendo ensinado e, no caso das crianças, elas não oferecem resistência e nem fazem críticas. Diferentemente dos adolescentes e adultos, dos quais é comum ouvir: "Inglês é difícil", "Não tenho facilidade em aprender", " Não gosto, então, sempre desisto" etc.

Os benefícios de começar o aprendizado da Língua Inglesa na infância vão muito além da facilidade em aprender nesta faixa etária.  A pronúncia internalizada de forma correta permanece e aprender outro idioma estimula o cérebro, aumentando as conexões entre os neurônios, potencializando a capacidade de reter os fonemas e os vocábulos ensinados.

Se for ensinado de forma adequada, a criança vai sempre associar o aprendizado do novo idioma a algo fácil e divertido, melhorando até a autoestima e a socialização. Ou seja, de forma adequada, sob a orientação de profissionais competentes e capacitados, as crianças vão se apropriando do segundo idioma  espontaneamente, como ocorre com a aquisição da língua materna. Para tanto, o aprendizado deve ocorrer por meio de práticas lúdicas e contextualizadas, envolvendo e motivando o pequeno aprendiz. É muito importante fazer uso de jogos, músicas, dramatizações, brincadeiras e contação de histórias, recursos estes que criam situações reais do universo da criança, pois, quanto mais significado para a criança, mais efetivo será o aprendizado!

Publicidade

No Colégio Pentágono, o Inglês é introduzido a partir do G2 na grade curricular, uma vez que as crianças de dois anos têm uma capacidade incrível para captar os sons e, a partir daí, ir se familiarizando com a língua de forma lúdica  e divertida, para que, gradativamente, sejam encorajadas a usá-la, sem traumas ou bloqueios.

Formar cidadãos do mundo é um dos nossos valores, portanto, buscar constantemente o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional dos nossos alunos é uma de  nossas metas. Construir a confiança e a segurança desde pequeno faz parte deste processo!

Maria Cristina Chiochetti Coordenadora do Inglês Regular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e do learn&play do Colégio Pentágono

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.