Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Permissão para errar: a importância de participar do VI Concurso Pentágono de Redação

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

Escrever não é fácil para todos. Há aqueles que, é verdade, nascem predispostos à escrita, demonstrando tal habilidade naturalmente ao longo da vida escolar. Mas, via de regra, trata-se de tarefa árdua, que, exigida de modo rigoroso - e equivocado - pelas escolas, pode se tornar até traumatizante.

PUBLICIDADE

Da experiência em sala de aula, contudo, vem uma constatação tranquilizadora: a escrita também pode ser aprendida. E um talento, muitas vezes ocultado pela rotina incessante do nosso sistema educacional, pode ser descoberto.

São muitas as maneiras de se propiciar tal aprendizado. Uma delas é a participação em atividades que fujam aos parâmetros usuais das aulas de redação. Apesar de estas serem fundamentais para a formação de alunos autores, também o é a quebra da rotina. Na escrita, as normas têm serventia, mas é a transgressão delas que lhe dá brilho.

É justamente esse o objetivo do Concurso Pentágono de Redação, que, em 2017, chega à sua sexta edição: permitir aos nossos alunos que, por meio da escrita, sejam capazes de descobrir o prazer de, cumprindo as regras, desobedecer a elas quando necessário.

Anualmente, oferecemos a oportunidade de nossos jovens se expressarem com a liberdade dos que se arriscam: possuem mais tempo, mais espaço e podem fazer consultas à vontade. Têm a permissão, enfim, de errar.

Publicidade

Embora errar seja, muitas vezes, o caminho para o acerto, a escola nem sempre dá atenção a esse detalhe, exigindo dos estudantes uma correção artificial de modelos engessados e pouco ousados, os quais interditam caminhos, em vez de abri-los. Dar permissão para errar leva ao ineditismo da criação; caso contrário, o que fazemos é incentivar os alunos à mera repetição.

Pensando nisso, neste ano, escolhemos, como eixo temático de todas as propostas do Concurso, a educação.

Os participantes poderão discutir - nos mais diversos gêneros do discurso - a realidade na qual eles mesmos vivem. Nesse sentido, será que não podem indicar a nós, educadores, um trajeto que não conseguimos enxergar? Ora, para isso, será necessária muita criatividade. E, para criar, como visto, é preciso tentar, ousar e errar.

Dessa forma, incentivamos todos os nossos alunos a participarem do VI Concurso Pentágono de Redação. Não necessariamente para vencer. Mas para abrir novos caminhos.

Bruno Alvarez Coordenador de Língua Portuguesa do Colégio Pentágono

Publicidade

Opinião por Colégio Pentágono
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.