Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|O sabor das paisagens

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

"Ninguém está mais apto para saborear uma paisagem do que aquele que a contempla pela primeira vez, quando a natureza se apresenta, então, com toda a sua estranheza." Charles Baudelaire

PUBLICIDADE

Estudos de meio são parte da cultura escolar brasileira, principalmente das escolas particulares. Quem não se lembra da felicidade de poder viajar com todos os colegas? A expectativa da saída, a montagem das malas, o ônibus, o companheirismo, a saudade, a volta para casa, tantos momentos. Por que todos nós temos memórias tão carinhosas destas experiências?

O trabalho de campo, sistematizado num estudo de meio, é uma das importantes estratégias que temos no Colégio Pentágono. É um momento que une os diversos objetivos de aprendizagem das mais variadas disciplinas, como ciências, geografia, história, língua portuguesa, sociologia e outras, de forma interdisciplinar, numa viagem que liga a prática à teoria. Nestas viagens também exploramos o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como trabalhar em equipe e a cooperação, além de possibilitarmos a intensificação da sociabilidade entre os alunos, gerando novas amizades em momentos de muita diversão.

Para compreendermos a importância do Estudo de Meio é preciso pensar em outras duas dimensões fundamentais de sua estrutura. A primeira é como este processo ganha vigor afetivo. No século XIX, o poeta francês Charles Baudelaire escreveu sobre a relação entre o mundo natural e o mundo sensível. O Estudo de Meio cria uma ponte não só entre teoria e prática, mas também entre o concreto da realidade e o abstrato da sensibilidade.

A segunda dimensão para que o Estudo de Meio atinja suas metas é a de sua estrutura pedagógica, sem a qual a experiência perde sua potência ao não estabelecer as relações necessárias com o processo de sala de aula. No linguajar escolar, sem um antes, um durante e um depois muito bem arquitetados, a experiência dos alunos se esvai para o campo apenas da curiosidade e da diversão.

Publicidade

Aprender a saborear uma experiência de Estudo de Meio é fundamental no processo escolar. No Colégio Pentágono, os Estudos de Meio são cuidadosamente pensados para contemplar todas estas dimensões, objetivos e para que seus alunos vivenciem, in loco, experiências que jamais esquecerão.

Por André Côrtes de Oliveira Coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Pentágono

[gallery link="file" ids="167,166,165,164,160,161"]

Opinião por Colégio Pentágono
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.