Festa Junina do Colégio Pentágono homenageia Semana de Arte Moderna de 1922

Festa Junina do Colégio Pentágono homenageia Semana de Arte Moderna de 1922

Colégio Pentágono

02 de junho de 2022 | 09h59

Com o retorno dos eventos presenciais, a 33ª edição da Festa Pé de Moleque será realizada nos dias 4, 11 e 25 de junho, um dia para cada unidade do Colégio 

A comemoração presencial da festa junina está de volta. No Colégio Pentágono, a 33ª Festa Pé de Moleque já tem data para acontecer em cada uma das unidades da escola no Morumbi (4.6), Alphaville (11.6) e Perdizes (25.6). Além das comidas típicas, danças das turmas e encontro entre as famílias, em 2022 a celebração no Pentágono homenageia o centenário da Semana de Arte Moderna. Voltada para a comunidade escolar do colégio, a festa também tem o propósito solidário e o valor arrecadado nas rifas e no bingo será doado para instituições sociais parceiras. 

Colegio-Pentagono-Festa-Junina-2019

Festa Pé de Moleque realizada em 2019 no Colégio Pentágono Unidade Morumbi

Introduzida no contexto pedagógico da escola, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio exploram 12 manifestações culturais do Brasil. Por meio da aprendizagem por projetos, em cada ano os estudantes investigam a história e as características artísticas da dança, da música, das artes visuais e da representação cênica dessas manifestações. Como resultado, as famílias poderão conferir apresentações que envolvem trabalhos multidisciplinares relacionados ao tema aprofundado por seus filhos.  

“A festa do Pentágono dialoga com a ‘Caravana pelos interiores do Brasil’, expedição realizada por um dos nomes mais populares do modernismo brasileiro, Mário de Andrade, em 1922. O objetivo era sair por todas as regiões do país para investigar e descobrir a própria cultura”, diz André Lindenberg, Coordenador de Artes do Colégio Pentágono. “Essa é uma forma de permitir que o nosso patrimônio cultural se perpetue com as novas gerações”. 

As tradições juninas são enriquecidas com um pedacinho de cada região do Brasil, e a celebração do Pentágono envolve Mosaico, Cantigas de Roda, Ciranda e Frevo com as crianças da Educação Infantil. Nos Anos Iniciais, os alunos se aprofundam no Cacuriá, Maracatu, Congadas, Folia de Reis, Cordel, Xilogravura, Forró e Coco de Roda.  Já os Anos Finais investigam manifestações culturais ligadas a tramas e fios, expressões culturais do Vale do Ribeira, Jongo e pelas culturas do Boi de Mamão, Boi de Matraca, Bumba meu Boi e Boi Bumbá, que estão espalhadas pelas regiões Norte, Nordeste e Sul do País. Para finalizar, as quadrilhas juninas não podiam ficar de fora e serão interpretadas pelas turmas do Ensino Médio. 

COMIDAS TÍPICAS E BRINCADEIRAS 

Sempre requisitados e apreciados por todos os participantes da Festa Pé de Moleque do Pentágono, o famoso sanduíche de pernil, tradição do Colégio, não faltará. Para acompanhá-los, outras barracas servirão cachorro-quente e carne louca, além de bolos e doces da época.   

Colegio-Pentagon-Festa-Junina-2021

“Salve o Rio” – Brincadeiras tradicionais, como Pescaria, se transformam para conscientizar os alunos sobre questões ambientais

Uma novidade para as crianças é a “Pulseira da Alegria”, que permitirá que as crianças brinquem sem limite de tempo ou quantidade em cada barraca.  A iniciativa tem como objetivo o consumo consciente, promovendo o “brincar pelo brincar” e não pensando no acumulo de prendas. Ao final da festa ou quando for embora, a criança deve procurar a sala “Troca de Prenda” e realizar a troca da pulseira pelo kit de prendas.  Entre as brincadeiras disponíveis estão argolas, boca do palhaço, rabo no burro, canaleta, cama elástica, salve o Rio – versão sustentável e consciente da pescaria, na qual os alunos têm que pescar itens como plásticos e latas – e, associados ao inglês, jogos desenvolvidos pelo learn&play. 

UMA FESTA SOLIDÁRIA 

Um dos legados da Festa Pé de Moleque é ser, anualmente, uma festa solidária. Envolvendo toda a comunidade escolar, o valor arrecadado nas rifas e no bingo será revertido para apoiar projetos da Casa Transitória Moinho de Vento e Arsenal da Esperança. Outra forma de ajudar é fazendo doações diretas pelos sites da festa disponibilizados no serviço. 

Serviço: 

33ª Festa Pé de Moleque – Unidade Morumbi
Dia: 4 de junho
Horário: das 10h às 18h30
Acesse o site para mais informações: Site Unidade Morumbi 

33ª Festa Pé de Moleque – Unidade Alphaville
Dia: 11 de junho
Horário: das 10h30 às 18h
Acesse o site para mais informações: Site Unidade Alphaville 

33ª Festa Pé de Moleque – Unidade Perdizes
Dia: 25 de junho
Horário: das 09h30 às 20h
Acesse o site para mais informações: Site Unidade Perdizes

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.