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Blog dos Colégios

Opinião|Férias são boas, mas voltar para a escola é melhor ainda!

Atualização:

Por Katia Rascio*

Estar em férias é um momento importante para todos nós e principalmente para as crianças. Acordar quando o corpo pede, tomar o café da manhã com calma, saboreando cada minuto com a família logo pela manhã. E depois? Brincar do que quiser e quando quiser, ter tempo inclusive para ficar sem fazer absolutamente nada. Curtir seu animal de estimação, momento tão precioso e cheio de afeto. Se tem uma viagem programada, aí está completo: explorar novos lugares, outras culturas, outros jeitos de ser e fazer. A atmosfera fica diferente, até parece que o mundo gira mais devagar.

 Foto: Estadão

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Toda essa novidade só aumenta nossa disposição de estar no mundo, alimenta nossa curiosidade, nos possibilita criar novas conexões, viver novas experiências, criar memórias especiais. Nos permite olhar o mundo de outra forma.

Entretanto, aos poucos, vamos sentindo falta do que ficou, dos laços de amizades, daquele espaço que habitamos por tanto tempo e tão cheio de significados, do ambiente que construímos ao redor de tudo isso. Voltar para a escola pode parecer, para os mais desavisados, o fim de um único período muito bom, de liberdade, em que podemos desfrutar da felicidade, mas voltar nos dá um acalento, uma segurança. Dizem que é bom ter para onde voltar. Esse movimento também é libertador, temos a oportunidade de novamente nos encontrar e encontrar o outro. Tudo isso é crescer, amadurecer.

É aí que entra a escola. Estar numa escola humanista que valoriza a formação ampla de uma forma cuidadosa, permite à criança voltar às aulas com a mesma alegria em que saiu de férias. No Colégio Pentágono, trabalhamos para que isso aconteça!

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O nosso compromisso e mote de 2022,  "Ser feliz na escola", é levado muito a sério. É parte integrante de reuniões pedagógicas a reflexão por parte dos educadores de como a escola se constitui nesse espaço rico de aprendizagem contextualizada e significativa, permitindo ao aluno estar emocionalmente engajado em qualquer situação. Nesse processo, temos o cuidado constante de pensar a criança e o adolescente feliz, de uma maneira bastante potente, isto é, queremos o aluno sentindo-se valorizado, potente e motivado para enfrentar os desafios da aprendizagem, das relações interpessoais e do mundo, se fortalecendo a cada dia. Queremos aquele sentimento de felicidade de pertencer, proveniente do ser, conviver, fazer e estar no mundo, com todos os sabores e desafios que isso implica.

Pensando em tudo isso, podemos dizer: As aulas voltaram, uau!

*Katia Rascio é Coordenadora Assistente da Educação Infantil da Unidade Alphavillle do Colégio Pentágono

Opinião por Colégio Pentágono
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