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Blog dos Colégios

Opinião|Alfabetização -- Um processo de construção de hipóteses

Atualização:
 Foto: Estadão

Ler e escrever... Palavras familiares para todos os educadores, palavras que marcaram e continuam marcando uma função essencial - talvez a única função - da escolaridade obrigatória. Redefinir o sentido dessa função - e explicar, portanto, o significado que se pode atribuir hoje a esses termos tão arraigados na instituição escolar - é uma tarefa incontestável. - Delia Lerner

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Para muitos, a alfabetização é a simples decodificação de sinais, porém, baseado em seu valor de Excelência acadêmica, o Colégio Pentágono acredita que este processo se refere muito mais aos usos sociais da escrita e da leitura, ou seja, aprende-se a escrever, escrevendo e a ler, lendo, num processo simultâneo.

Ao contrário de práticas convencionais que levam à produção de escritas segundo fórmulas, sem quaisquer objetivos reais de comunicação ou informação, trabalhamos contando com a participação ativa dos alunos em situações desafiadoras e que oferecem a real necessidade de reflexão sobre a língua. Em atividades coletivas em grupos produtivos ou individualmente, eles constroem hipóteses sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita e conseguem, com a intervenção do professor e o debate entre colegas, transformar informações em conhecimento próprio.

O processo de Alfabetização no Colégio tem início nas séries da Educação Infantil , quando os alunos, ainda bem pequenos, já têm acesso a diversos gêneros textuais. E tem continuidade por todo o Ensino Fundamental, culminando no Ensino Médio. Nesse ponto, então, os alunos são capazes de ler e escrever de forma crítica, articulada e cuidadosa, estando aptos a enfrentar os rígidos exames seletivos das mais diversas universidades.

Tendo como um dos objetivos fundamentais a criação de uma comunidade de leitores e escritores, lembramos que:Sem dúvida, é preciso ler para formar leitores e escritores, mas principalmente é preciso reler, conversar, pensar, discutir, ensaiar, brincar e analisar... e voltar a fazê-lo muitas vezes. - Daniel Goldin

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Por Paula Inez Batistucci Müller Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental I Colégio Pentágono - Unidade Alphaville

Opinião por Colégio Pentágono
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