PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|A experiência necessária do ato de performar: encerrando ciclos

Atualização:

Por André Lindenberg*

 

Na obra cinematográfica do diretor italiano Federico Fellini, Ensaio de Orquestra (1979), uma frase épica é declarada: Para onde a música vai depois que escutamos? Esta pergunta poderia ser respondida dentre as mais diversas perspectivas, seja pelos impactos cognitivos que causam as vivências artísticas, ou pela narrativa filosófica e também pela poética. Porém, ao nos deslocarmos ao contexto do aprendizado escolar, o caminho para a resposta é se perguntar: Como escutamos? Assim, avaliando os impactos que a Arte promove é necessário estabelecermos os pontos de partida e os percursos nessa jornada da arte com a educação. O resultado é o processo. A Arte setoriza o vetor para onde vai a partir de como nos preparamos durante toda a nossa vida para absorver aquele tecido músico-visual-performático, que envolve corpo, pulso, cores, harmonia, texturas, timbres, materialidades, melodias e outras ramificações desses fios e tramas. E nós, educadores, precisamos estar atentos e fortes para perceber aonde os alunos querem ir após tantas vivências e experiências ao longo de um ciclo. 

PUBLICIDADE

A nossa vida clama por experiências cada vez mais significativas, e esse é o objetivo artístico nas salas de aulas onde a arte é presente, e alarga e se amplifica nas entregas dos projetos integradores, que envolvem mostras de arte em pesquisas desafiadoras a cada faixa etária, revelando a construção e transformação da identidade, suas habilidades de apreciação e expressão. O espetáculo teatral "Ver e Viver São Paulo", realizado pelos alunos do 9º ano, há mais de dez anos apresenta constantemente  esse desafio. Em 2020, durante o período de isolamento social, a representação cênica se transformou em um longa-metragem feito de forma remota, sendo reconhecido pelo excelente trabalho prestado à educação no projeto Learning Heroes (Twinkl - UNESCO), na publicação da editora inglesa. No ano de 2021, o desafio foi migrar do palco italiano para uma versão intimista, dentro dos três pisos de uma galeria de arte, promovendo uma itinerância de um público de apenas 40 pessoas.

O ensejo de expor e performar é uma experiência única e, principalmente, o resultado de uma existência coletiva. Fazer, criar, compor, inventar, recriar, protagonizar, onde há um processo de grupo que aprende junto, a superar e conquistar. Marcas que deixamos, histórias que contemplamos, somos protagonistas e ensaístas de nosso cotidiano escolar. A arte de proporcionar o anseio de performar os sentimentos. 

 

Publicidade

*André Lindenberg é Coordenador de Artes do Colégio Pentágono 

 

Opinião por Colégio Pentágono
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.