Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|A crescente busca por informações sobre o processo de aplicação para Universidades Internacionais

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

É da nossa natureza buscarmos sempre as melhores condições para tudo: viver, produzir, conviver, amar, estudar... E, para muitos alunos, o melhor é o planejamento de sua vida, principalmente acadêmica e profissional, fora do Brasil. Poderíamos investigar as razões disto que, muitas vezes, parecem óbvias e lugar-comum: melhor formação, melhor emprego, melhor salário.  Mas, como se diz em inglês, this is not a walk in the park (nem tudo é um mar de rosas, em uma tradução livre) e nem é o propósito deste artigo. O fato é: com o acesso virtualmente irrestrito à informação, há uma grande parcela de alunos que vêm cada vez mais se apaixonando pela possibilidade de vida no exterior. E, dependendo do lugar e da área de estudo, as chances lá fora realmente se multiplicam: o lado acadêmico, as oportunidades de estágio, um salário mais promissor e uma experiência de vida incrível.

PUBLICIDADE

Dentro da parcela de alunos que nos procuram, no Departamento Internacional do Colégio Pentágono, com o desejo de ir para a graduação fora de nosso País, não há dúvida sobre o interesse da maioria: os Estados Unidos. Alguns se interessam também por países da Europa, do Reino Unido, ou,inclusive, pela Austrália. Mas estes em menor proporção. Como o procedimento para todos estes lugares é muito parecido, a área de Orientação para Universidades no Exterior tem uma mesma prática com todos os alunos, mas direcionamentos individualizados.

Com o caminhar das reuniões (em grupo ou individuais), surgem as dúvidas e o susto: Por onde começo? Onde vou estudar? De quais documentos preciso? Para quem peço? E o preço? E o Inglês? Qual o nível? Passaporte? Visto? Provas? Cartas de recomendação? Trabalho voluntário? Esportes? Vou ficar maluco!

Acalme-se! É possível. Muitos alunos conseguem e você também pode. Esta é a boa notícia. Mas, anote aí algumas orientações que vão te preocupar um pouco mais, mas que também são ótimas dicas para você se preparar para estudar fora:

- Estude Inglês. Estude muito! Exames de Língua Inglesa (Cambridge, IELTS ou TOEFL) serão exigidos e com nota alta!;

Publicidade

- Tenha um ótimo relacionamento com os seus professores, coordenadores e diretores, entre outros: você vai precisar ter uma postura invejável com relação à maturidade, integridade e conduta durante os seus anos escolares, para ter as cartas de recomendação que farão a diferença quanto à Universidade em que você vai entrar, a sua aprovação no curso, e, também, no bolso! Isso mesmo: ser um aluno educado, respeitoso, de liderança positiva e prestativo vai te ajudar a economizar uns bons dólares no futuro, além de ser definitivo entre ser ou não aceito na graduação;

- Você é bom em Matemática? Isso ajuda! Mas pode ser necessário aprender a resolver as questões do jeito deles. Para isto, podem ser necessários estudos individuais da matéria ou um professor particular;

- Qualquer currículo oficial ou diploma extra (além do Ensino Médio regular) que você tiver vai ajudar: cursos como o Mizzou High School, em nossa unidade Alphaville, ou o IFY, em nossas unidades Perdizes e Morumbi, fazem toda a diferença. Ou seja, um segundo histórico escolar, que é enviado à Universidade escolhida, um segundo diploma e, com isso, a sua chance de passar na frente de milhares e milhares de pessoas concorrendo à mesma vaga é incrível.

- Você escrevia um blog de tecnologia no Ensino Médio? Ganhou medalhas na natação? Participou de Olimpíadas de Biologia e obteve bons resultados? Foi representante de classe? Foi orador da turma? Organizou eventos na escola? Tudo isto vai te ajudar. Guarde todo o seu histórico, as fotos, os relatórios e a documentação!

- Anotações de falta de lição de casa, advertências, exclusões de sala de aula e suspensões: no, no, no! Você, como ótimo aluno que quer estudar fora, não deve nem passar perto destas possibilidades.

Publicidade

- Todas as suas notas importam. Todas as matérias são válidas. Ao final do Ensino Médio, um índice por aluno é calculado e este será o seu Grade Point Average. O GPA é usado para várias coisas: eliminar candidatos muito fracos para algumas vagas, considerar pedidos de bolsa de estudos e descontos etc., e varia de zero a quatro pontos. É calculado baseando-se em todas as médias anuais do aluno. Portanto, aquela ideia de tirar o mínimo para passar de ano não vale. Tem que ser o máximo possível, sempre. O GPA começa a contar a partir do 9º ano do EFII.

PUBLICIDADE

Os pontos acima são as principais orientações que passamos aos alunos.  Muitos começam a nos procurar no 8º ou 9º ano, mas podem iniciar bem antes! Formar um Cidadão do Mundo é um de nossos valores no Colégio Pentágono e a Orientação para Universidades no Exterior é uma das ações principais para garantir que nossos alunos estejam sempre conectados com informações mais sólidas e confiáveis e direcionados para desenvolver boas posturas e atitudes, podendo, assim, conquistar os seus sonhos de estudar, viver e trabalhar fora do Brasil com um futuro brilhante.

Por Carlos Freitas, coordenador do Departamento Internacional do Colégio Pentágono

Opinião por Colégio Pentágono
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.