Maria Cristina Chiochetti e Daniela Pensado * O aprendizado de um novo idioma é um processo constante, o aluno vai se apropriando da língua e progredindo gradativamente. Nesse cenário, as certificações têm o papel de consolidar as etapas desse aprendizado e, de certa forma, funcionam como um impulsionador para a melhora do desempenho dos alunos.
Por Mara Pérez* Não é segredo para ninguém que o papel do educador mudou. Hoje em dia, a sala de aula se transformou em uma sala de compartilhamento de experiências, ideias e sentimentos e todos nós, alunos e professores, passamos a nos atentar mais profundamente às questões de saúde mental. Como seres humanos, precisamos de
Por Roberta Neves Gago Rodrigues* Nos últimos dois anos nos acostumamos a ouvir, e acabamos por incorporar em nosso vocabulário cotidiano, termos como linfócitos, antígenos e anticorpos. O cenário da pandemia da COVID-19 trouxe ao noticiário um protagonista fundamental, diligente e encantador: o sistema imune. A imunologia é uma ciência relativamente recente, com suas origens
Adriana Barbeiro* Das muitas reflexões suscitadas nos últimos tempos, impulsionadas especialmente pandemia de COVID-19, uma delas tornou-se latente para pais, mães e professores: quais as possíveis heranças que o tempo de estudo e vida remota pode ter gerado física, emocional e cognitivamente nas crianças e adolescentes? Essas lacunas, juntamente com o apoio familiar na realização
Por Fernanda Lourenço* Imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir e aprender: tudo isso faz parte da aula maker no Colégio Pentágono até o 5º ano. Por meio da aprendizagem criativa, nossos alunos desenvolvem a imaginação, criatividade e executam suas ideias para criar e experimentar e, de forma lúdica e engajadora, interagem com os colegas para gerar
Por Isabele Veronese* Os desafios da escola brasileira frente a alfabetização e a formação do leitor e do produtor de textos sempre existiram e não são consequências apenas do período de pandemia e das aulas remotas. O maior estudo sobre educação do mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), apontou, em 2018, que
Por Gustavo Urbani Pessutti * Aproximar as práticas escolares da atuação profissional que o aluno poderá ter no futuro é uma das premissas do novo ensino médio brasileiro. E o Colégio Pentágono tem se colocado como instituição de vanguarda na efetivação de metodologias ativas e na construção de disciplinas que possibilitem ao estudante um contato
*Por Patrícia Cândido O Colégio Pentágono visualiza a Matemática como uma ciência de resolução de problemas, presente em nosso cotidiano em situações variadas. Por isso, utilizamos metodologias que priorizam o ensino contextualizado, consideram o processo de formação do pensar e buscam a formação do letramento matemático. Todavia, embora precisemos dela para viver em sociedade, calcular,
Por Tarsila Krücken Martin* No Colégio Pentágono, entre os princípios fundamentais que norteiam a prática pedagógica está o “Ser Feliz na Escola”. Vamos pensar sobre o que significa isso? Escola: local onde nossos filhos e filhas permanecem, cerca da metade das horas úteis de seus dias. Terreno onde, além de conhecimentos sobre fatos, conceitos, procedimentos
Novas opções de eletivas para o Ensino Médio, volta do G3, reformas de modernização e ampliação da infraestrutura do colégio são alguma das atualizações para a comunidade escolar Durante o período das férias de verão, o Colégio Pentágono, que possui unidades em Alphaville, Morumbi e Perdizes, aproveitou a pausa de suas atividades para renovar ambientes
publicidade
publicidade