Vivian Gusmão Assessora de área de Língua Portuguesa Gabrielle Sá Monitora de Língua Portuguesa A área de literatura é motivo de destaque no ENEM e, dentre as escolas da tradição literária, Romantismo e Modernismo são figuras centrais para que compreendamos melhor o modo como as questões dessa disciplina operam no exame. Afinal de contas, cada
* Coletivo Antirracista do Colégio Oswald de Andrade Quem é responsável por garantir uma educação antirracista às nossas crianças, em um país em que o racismo está entranhado nas estruturas sociais, políticas e econômicas?
Expectativas de aprendizagem e envolvimento na Educação Infantil: como ficam em 2020, com as atividades remotas? Ieda Abbud Qualquer um que se empenhe em ouvir a resposta das crianças é uma mente revolucionária. Françoise Dolto Considerando o longo período em que estamos sem contato presencial com as crianças por conta da pandemia e a necessidade
Fernando Pimentel Este artigo é intitulado com uma pergunta. Porém, o objetivo não é respondê-la, mas, sim, compartilhar algumas reflexões que nos ajudam a conviver com ela, já que é uma preocupação constante. O Colégio Oswald é atravessado pela afetividade. Sempre o foi. Uma escola que, desde sua fundação, valorizou o olhar da psicologia, unido
A vida mudou! Assim mesmo, de uma hora para outra. O isolamento social não foi uma escolha, foi uma questão de sobrevivência. Mas se tem uma coisa que a pandemia nos mostrou foi o quanto podemos nos adaptar, ser resilientes, criativos e solidários.
Diante do cenário financeiro caótico no país, diversas pessoas foram afetadas com a crise. Nesta fase, percebemos que várias famílias da colégio têm serviços e produtos para oferecer às demais e pensamos em formas de tentar ajudar a comunidade oswaldiana.
Por Nana Navarro, Assessora de Práticas Inclusivas Nossa casa virou o espaço onde tudo acontece: o trabalho dos adultos, a escola para as crianças, a academia, o local de lazer. Um acúmulo de tarefas e de tantos lugares diferentes em um só local. Isso fez com que enfrentássemos o desafio de criar espaços na nossa
Como instituição escolar, o Oswald procura oferecer à comunidade um espaço formativo que contribua para o desenvolvimento pessoal e com a construção de uma sociedade crítica e engajada em colaborar. Ser uma escola que aprende de forma colaborativa consiste em um valor cultivado entre nós, concretizado nas formações de educadores e interessados em Educação.
Não é de hoje que se discute o regime de virtualidades. Também não é de hoje a superação das rusgas entre virtual e real, pois já é apaziguado que o virtual é real. Tudo que vivemos atualmente nas telas é real – o computador, a tela, os sons, as pessoas ali materializadas. Porém, transportar aquilo
Há quase dois meses, o Ministério da Educação autorizou as instituições de ensino a substituírem as aulas presenciais por encontros virtuais Enquanto a pandemia do novo coronavírus avança a passos largos, com milhares de infectados globalmente, instituições de ensino em todo o mundo mudam as suas rotinas para proteger a comunidade acadêmica e garantir a
publicidade
publicidade