Uma visita Modernista…

Uma visita Modernista…

Uma simples volta pelo quarteirão da escola integra e contextualiza as linhas modernistas de um projeto arquitetônico com as formas geométricas da matemática.

Ofélia Fonseca

25 Setembro 2016 | 11h39

Uma volta pelo quarteirão da escola se transforma em um rico aprendizado.

Unindo as disciplinas de Arte e Matemática, os estudantes do 5o ano visitaram a Casa Modernista, localizada na rua da Escola.

A Casa Modernista da rua Bahia localiza-se, tal como sua própria denominação sugere, à rua Bahia, número 1126 no bairro de Pacaembu/Higienópolis. Um dos projetos do arquiteto Gregori Warchavchik  é considerada uma das primeiras residências modernistas do Brasil, sendo tombada pelo poder público estadual por sua importância histórica, artística e arquitetônica.

Começamos a observação da casa com seus traços bem diferentes dos convencionais, com suas linhas retas e parecendo um jogo de encaixe.

Os estudantes realizaram uma pesquisa sobre o arquiteto Gregori Warchavchik, que projetou a casa modernista da Rua Bahia e agendamos uma visita para conhecer o espaço por dentro.

Saímos a caminho para visitar a casa com papel para desenho, prancheta e lápis grafite. Durante a visita o grupo fez um desenho de observação da fachada da casa e vivenciaram uma visita interna pela casa,  monitorada pelos arquitetos e designers do escritório que hoje ela abriga.

Além de observar a fachada e arquitetura da casa, os estudantes analisaram ângulos, linhas, formas geométricas e compararam com outras construções ao redor.

IMG_3160

moderna

 

Esta atividade contou com a parceria dos Professores:

Leonardo Polo – Arte
Valquiria Luchezi – Matemática