Ofélia Fonseca
25 de setembro de 2016 | 11h39
Uma volta pelo quarteirão da escola se transforma em um rico aprendizado.
Unindo as disciplinas de Arte e Matemática, os estudantes do 5o ano visitaram a Casa Modernista, localizada na rua da Escola.
A Casa Modernista da rua Bahia localiza-se, tal como sua própria denominação sugere, à rua Bahia, número 1126 no bairro de Pacaembu/Higienópolis. Um dos projetos do arquiteto Gregori Warchavchik é considerada uma das primeiras residências modernistas do Brasil, sendo tombada pelo poder público estadual por sua importância histórica, artística e arquitetônica.
Começamos a observação da casa com seus traços bem diferentes dos convencionais, com suas linhas retas e parecendo um jogo de encaixe.
Os estudantes realizaram uma pesquisa sobre o arquiteto Gregori Warchavchik, que projetou a casa modernista da Rua Bahia e agendamos uma visita para conhecer o espaço por dentro.
Saímos a caminho para visitar a casa com papel para desenho, prancheta e lápis grafite. Durante a visita o grupo fez um desenho de observação da fachada da casa e vivenciaram uma visita interna pela casa, monitorada pelos arquitetos e designers do escritório que hoje ela abriga.
Além de observar a fachada e arquitetura da casa, os estudantes analisaram ângulos, linhas, formas geométricas e compararam com outras construções ao redor.
Esta atividade contou com a parceria dos Professores:
Leonardo Polo – Arte
Valquiria Luchezi – Matemática
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.