Ofélia Fonseca
20 de março de 2020 | 15h45
Por saber que manter uma alimentação saudável é fundamental para garantir a qualidade de vida dos nossos estudantes, nos últimos anos, intensificamos os cuidados com os alimentos que são oferecidos aqui no Ofélia.
Apesar de não existir um alimento milagroso capaz de combater a Covid-19, doença causada pelo coronavírus, especialistas garantem que manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar o sistema imunológico no caso de qualquer tipo de contaminação ou infecção.
“A imunidade é formada por um conjunto de fatores que atuam contra diferentes doenças, vírus e bactérias. Não podemos elencar um único alimento ou uma vitamina para resolver um problema de saúde”, alerta o infectologista Hélio Bacha, do Hospital Albert Einstein.
Pensando nisso, há alguns anos, começamos a realizar mudanças nos cardápios das refeições, que são preparadas sempre com alimentos frescos e com origem certificada. “Durante a infância, a alimentação saudável fornece uma série de nutrientes importantes para o crescimento e o desenvolvimento físico e intelectual das crianças, além de reforçar o sistema imunológico”, explica a nutricionista Andréia Veiga, responsável pelo cardápio da cafeteria e do refeitório do Ofélia.
“Além disso, é na infância que definimos o paladar e estabelecemos hábitos alimentares saudáveis que repercutirão até a vida adulta”, complementa Andréia, que é especialista em nutrição escolar para crianças e jovens. Vale destacar ainda que todos os alimentos oferecidos aos estudantes aqui no colégio, são preparados com cereais integrais e quantidades reduzidas de açúcar.
“É perceptível o quanto minha filha tem se alimentado melhor desde que essas aulas começaram. Muito legal o trabalho. Ontem ela me pediu para comprar tomate. Parabéns”, comenta Fernanda Vianna, mãe de uma aluna da Educação Infantil, que está feliz com as mudanças nos hábitos alimentares da filha.
Entre as ações de estímulo à prática de alimentação saudável, destaque para as aulas de Nutrição e Sustentabilidade, voltadas aos estudantes da Educação Infantil. As atividades são coordenadas pela nutricionista Andréia Veiga e contemplam aulas de culinária e horta.
Nas aulas, as crianças têm a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de legumes e verduras em nossa horta e aprendem na prática como utilizar os alimentos de forma responsável, além de entender a importância de se alimentar corretamente.
Outro projeto, o Lancheira Ofélia, orienta as famílias sobre o preparo de lanches saudáveis e nutritivos. Clique aqui para saber mais sobre a alimentação do colégio e conferir as dicas da nutricionista!
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.