Ofélia Fonseca
09 de março de 2020 | 10h00
Assembleias de classe desenvolvem autonomia e estimulam o protagonismo dos estudantes (Foto: Divulgação)
Para desenvolver autonomia e estimular o protagonismo dos estudantes, promovemos uma aprendizagem significativa, estimulando relações interpessoais e processos coletivos. Desta forma, nossas atividades são interligadas, criando movimentos constantes de conexão entre os saberes e a sociedade. Entre os projetos que promovem esse desenvolvimento, destacamos as assembleias de classe, realizadas a partir do 2º ano do Fundamental.
As assembleias de classe são realizadas periodicamente. Durante as atividades, os estudantes participam ouvindo a opinião dos colegas, entendendo quais situações são consideradas problemáticas e sugerem soluções.
Estudantes são envolvidos nas questões relacionadas a projetos coletivos do colégio (Foto: Divulgação)
“Contamos com dois alunos colaboradores: um deles anota a sequência dos inscritos para as falas e o outro registra a ata da assembleia. Através do voto, deliberação e tomada de decisões coletivas, estabelecemos os novos acordos do grupo, exercitando assim, princípios democráticos e promovendo um ambiente mais prazeroso para todos”, explica a professora Mirella Nascimento Canto.
Mais que desenvolver o aprendizado por meio do conhecimento prévio do estudante, exercitando o entendimento de conceitos complexos, a atividade valoriza o significado do aprender. Neste processo, os interesses pessoais dos estudantes são considerados, mas também são exigidos esforço e dedicação, diante da complexidade dos conhecimentos.
Segundo a orientadora educacional do Ensino Fundamental I, Wylma Espinheira Teixeira Ferraz: “todo o processo, respeita o tempo, a etapa e o ritmo de cada estudante, para garantir que todos obtenham aprendizados que de fato façam sentido”.
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