PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Quadrinhos de História ou História em Quadrinhos?

Uma proposta que virou história em quadrinhos...

Atualização:
Iniciando nossa história em ..... Foto: Estadão

Tudo começou com um planejamento semanal que incluía as HQ's como uma das estratégias de trabalho para crianças entre 7 e 8 anos que cursam o período integral, e ao apresentar a proposta, a adesão foi imediata.

Então, em uma Roda de Conversa, os estudantes começaram a contar sobre suas leituras, suas preferências e suas coleções.

 Foto: Estadão

E, como se o tempo não tivesse passado, surge permanência de super-heróis, tais como: Homem Aranha, Flash, Capitão América, assim como personagens nacionais da Turma da Mônica e os mangás tão apreciados entre eles, Dragon Ball e Naruto. Claramente voltamos ao tempo, sem que os estudantes saibam que seus atuais personagens preferidos são tão antigos, e com isso recriamos sua linha de tempo: Super Homem 1939; Capitão América 1941; Turma da Mônica 1959; Dragon Ball 1984; Naruto 1997.

 Foto: Estadão

Mas voltando à proposta original, as crianças deveriam, e assim fizeram suas próprias histórias, iniciando com a criação de seu personagem com suas características, física e psicológica; a pesquisa dos tipos de balões e seus diferentes formatos; as onomatopeias; a diagramação e o roteirode suas pequenas histórias.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Assim, a proposta inicial se estendeu por três semanas, e as histórias se criaram. Desde 1895 com a tirinha que convencionou a linguagem das HQ´s pelo artista Richard Outcault, até os dias de hoje, as HQ´s despertam o interesse das crianças e contribuem para o hábito da leitura.

Publicidade

 

 

E na sucessão de quadros, as crianças foram construindo seu próprio universo.

 

 

 

 

 

 

 

 Foto: Estadão

Profª Marcia Garcia Ensino Fundamental

Opinião por Ofélia Fonseca
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.