Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Olimpíada de Matemática... uma atividade com muitos desafios

A Olimpíada Interna de Matemática do Ofélia foi composta por uma sequência de avaliações, envolvendo apenas resolução de problemas, que exigiram dos estudantes muita capacidade de raciocinar, criar, improvisar e trabalhar em equipe.

PUBLICIDADE

Atualização:

Um dos objetivos desta atividade foi descobrir e estimular talentos para o estudo da matemática e favorecer a integração entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio

PUBLICIDADE

A Olimpíada aconteceu em três etapas e os estudantes foram divididos em 3 grupos: 5º, 6º e 7º anos, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

A primeira etapa contou com a participação de todos os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio e a proposta era fazerem individualmente uma avaliação de múltipla escolha e os que acertassem 50% das questões classificavam -se para a próxima etapa.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Na segunda etapa, os classificados foram separados em grupos e fizeram uma avaliação com questões dissertativas, classificando apenas os três melhores grupos.

A terceira etapa participava os três melhores grupos de cada um dos ciclos.

Publicidade

Para os professores envolvidos égratificante perceber o envolvimento dos estudantes com a matemática.

São momentos como esse que os estudantes percebem que são capazes de vencer os desafios, promovendomaior segurança esuperação, criando condições de irem além e ajudarem seus paresa superarem seus limites.

 

O resultado foi incrível!

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Assista o depoimento dos participantes!

Nossos agradecimentos aos professores Gustavo,Fabiana e Valquíria pelo envolvimento e incentivo aos estudantes.

Publicidade

Parabéns aos estudantes vencedores e a todos que bravamente enfrentaram o desafio!

Opinião por Colégio Ofélia
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.