PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Mostra cultural 2021 apresenta projetos dos estudantes do Ofélia

Evento marcou a volta das famílias ao colégio Ofélia para conferir os projetos realizados pelas turmas durante todo o ano letivo.

Atualização:
 

 

Com o tema 'Mundos Possíveis', nossa mostra cultural deste ano foi uma grande celebração à vida. Seguindo todos os protocolos de segurança, o evento marcou a volta das famílias ao colégio. 

PUBLICIDADE

Para evitar aglomerações, as famílias foram convidadas a respeitar os horários de visitação, de acordo com a turma dos estudantes.

Durante o evento, realizado no sábado, dia 27 de novembro de 2021, as famílias puderam conferir as apresentações musicais coordenadas pelos professores Maucha e Gabriel, além de conferir os projetos produzidos pelas turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Famílias aprovam a mostra

Anita com a filha Malu  

Todo o processo de planejamento e organização da mostra cultural reforça nossa proposta pedagógica, que tem como base contribuir para a formação autônoma de cidadãos críticos e conscientes sobre sua identidade e seu protagonismo no convívio em sociedade. E, dentro desse contexto, as pesquisas possibilitaram o trabalho interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento das aprendizagens de forma significativa para nossos estudantes.

Publicidade

Para Laura, mãe da estudante Rafaela, do 5º ano do Ensino Fundamental II, a mostra é um momento muito importante tanto para as famílias quanto para os estudantes. "É muito impactante e gratificante ver crianças tão pequenas com essa consciência sobre os direitos que elas têm. E vê-las falando sobre temas, como o trabalho infantil, com tanta prorpiedade é maravilhoso. Adorei as apresentações e reconheço a importância disso, porque sei que essas crianças vão virar adultos conscientes, vão lutar para ter um mundo melhor. Por isso eu gosto tanto da escola! Sei que a parte humana, moral e ética são muito fortes e muito estruturadas nas aulas", conta Laura.

Anita, mãe da Maria Luiza, do Grupo 1 da Educação Infantil, também elogiou o evento. "Eu gosto muito do Ofélia porque a educação aqui trabalha muito a parte sensorial das crianças. Elas aprendem, no dia a dia, de uma forma muito leve e prática. É muito gratificante ver que as crianças estão interagindo e que a escola é voltada pra esse lado, com uma educação afetiva. Feliz por acompanhar esse momento e ver o resultado desse trabalho que elas realizaram ao longo do ano."

Já Moacir, pai do estudante Maurício, do 5º ano do Ensino Fundamental II, destacou a forma como o Ofélia propõe uma educação atual. "O que me chamou mais a atenção nesta mostra foram os temas discutidos pelas crianças, desde as primeiras séries. É muito interessante porque são temas atuais, são notícias do nosso cotidiano, temas discutidos no mundo e que estão expostos aos estudantes do colégio. Eles estão opinando sobre isso e é muito interessante, então é uma escola conectada com o mundo. Aqui os estudantes têm desde discussões de natureza política, econômica e questões atuais de gênero, além de estímulo à arte, contexto histórico do momento que a gente vive, refletindo o passado. Então isso é muito rico e faz com que a gente tenha a certeza de que essa é uma escola diferenciada e que vai estimular a crítica e  a inteligência do meu filho, o que é maravilhoso", conclui.

Todas as atividades foram realizadas pelos estudantes de forma coletiva e colaborativa, durante todo processo de produção dos trabalhos, até sua apresentação em nossa Mostra Cultural, realizada no último sábado.

Você pode conferir os detalhes dos projetos das turmas do Ensino Fundamental II e Médio no site da Mostra Cultural 2021.

Publicidade

Confira algumas imagens!

[gallery columns="2" size="large" ids="2352,2351,2350,2347,2348,2349"]

Opinião por Ofélia Fonseca
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.