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Opinião|Mostra Cultural apresenta pesquisa do Projeto Anual

Identidade, direitos, territórios e povos indígenas foram alguns dos temas trabalhados pelos estudantes na produção da nossa Mostra Cultural 2019.

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Atualização:

Colégio se transformou em um pátio cultural durante a Mostra ( Foto: Divulgação)

 

Com o tema definido de acordo com questões relevantes da sociedade, e também com base nas comemorações do Ano Internacional das Línguas Indígenas, instituído pela UNESCO, nossa Mostra Cultural 2019 apresentou as tradições indígenas, por meio de sua cultura, lendas e brincadeiras. Tudo isso envolvendo muitas experiências artísticas, literárias e musicais.

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Além de destacar as questões relacionadas aos povos indígenas do Brasil, a mostra abordou ainda outros temas de relevância, como identidade e território e identidade e direitos. Dentro da temática território, foram levantados também dados sobre os povos imigrantes e em situação de refúgio, e as populações caiçaras. Na perspectiva dos direitos, os estudantes se concentraram na pesquisa da diversidade e dos direitos humanos. 

Famílias prestigiaram o evento realizado no último final de semana ( Foto: Divulgação)

Outro destaque da mostra envolveu a exposição de trabalhos artísticos, coordenada pelo professor de artes Leonardo Polo, que teve como tema: A Cidade é o suporte das experiências da Arte, que coloriram o colégio, e as apresentações de música feitas pelos estudantes, com o objetivo de expor os diferentes temas pesquisados ao longo do semestre. Os temas percorreram musicais do mundo, música erudita, Ijexá, capoeira, maracatu, músicas norte-americanas, samba, choro e bossa nova, além da era dos festivais e da tropicália, que foram interpretadas pelas turmas do G3 ao 9º ano, com a supervisão e orientação dos professores Gabriel Correa e Maucha Barros.

O processo de planejamento e organização da mostra reforça nossa proposta pedagógica, que tem como base contribuir para a formação autônoma de cidadãos críticos e conscientes sobre sua identidade e seu protagonismo no convívio em sociedade. E, dentro desse contexto, as pesquisas possibilitaram o trabalho interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento das aprendizagens de forma significativa para nossos estudantes.

Estudantes durante as apresentações musicais ( Foto: Divulgação)

As atividades foram realizadas pelos estudantes de forma coletiva e colaborativa, durante todo processo de produção dos trabalhos, até sua apresentação em nossa Mostra Cultural, realizada no último sábado.

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"Eu sempre gosto bastante da Mostra Cultural do Ofélia. Vejo como um diferencial da escola, que está sempre muito atual. Achei muito interessante a preocupação com a responsabilidade proposta pela UNESCO e eles trazerem isso pra mostra. A minha filha gosta muito de escrever e de fazer pesquisas, e vejo a mostra como um estímulo a mais para os alunos. Mas, mesmo sabendo de tudo isso, quando a gente chega aqui, vê que é muito maior do que a gente consegue descrever", conta Moema, mãe da Ynaê, estudante do 5º ano Ensino Fundamental I.

Tereza e Ricardo, pais da estudante Julia, do 7º ano Ensino Fundamental II, fazem questão de acompanhar de perto o desenvolvimento da filha e destacam a importância do projeto pedagógico do colégio. "Vemos muito valor nas propostas, como a realização de pesquisas de campo, pois acreditamos que elas são importantes para desenvolver a autonomia dos alunos e criar um processo de conscientização, favorecendo o aprendizado", explicam.

Nossa mostra teve espaço para cultura, arte, literatura e música ( Foto: Divulgação)

 Já Maria Cristina, mãe da estudante Daniela, do 3º ano do Ensino Fundamental I, destaca a importância de prestigiar os trabalhos dos estudantes. "É bacana participar das atividades, como a mostra, porque a gente vê a culminância de um processo que ouvimos falar durante o ano todo e que as crianças levam pra casa. É bacana acompanhar o desenvolvimento delas", ressalta.   

Agradecemos nossa equipe pedagógica pelo empenho de todos na realização de mais um evento importante, e também pelo comprometimento dos estudantes e das famílias, que sempre fazem questão de prestigiar nossos projetos. 

 

Ano Internacional das Línguas Indígenas

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Segundo a UNESCO, atualmente, existem de 6 a 7 mil línguas no mundo. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, irão desaparecer em um ritmo alarmante. Desse contexto surgiu a proposta de conscientizar as pessoas da necessidade de preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo, para que a sua história, tradições e memórias não se percam, bem como os problemas sociais enfrentados pelos grupos, seus rituais, ritos, costumes e culinária.

 

Opinião por Ofélia Fonseca
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