Leitura e experimentação prática

Leitura e experimentação prática

Crianças tiveram a oportunidade de contextualizar conteúdos trabalhados durante atividade de leitura ao reproduzir receita.

Ofélia Fonseca

01 de março de 2019 | 09h11

As crianças durante a atividade de leitura e experimentação prática (Foto: Divulgação/Ofélia)

Nesta semana, as crianças da Educação Infantil do Ofélia participaram de uma atividade de leitura e experimentação prática contextualizada, em que tiveram a oportunidade de vivenciar percepções de forma prática e muito gostosa.

A atividade foi desenvolvida a partir da leitura do livro ‘Um porco vem morar aqui’, que conta a história de Henrique, um porquinho muito simpático e asseado, que costuma fazer biscoitos para os vizinhos e os convida para brincar.

 

Atividade de leitura e experimentação prática

Durante a atividade elas reproduziram a receita da história (Foto: Divulgação/Ofélia)

Por considerar que a experimentação tem um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, desde que concebida com o propósito de favorecer o diálogo entre os estudantes, promovendo a contextualização dos conteúdos trabalhados, as crianças foram inspiradas a reproduzirem a mesma receita de biscoitos do personagem da história.

Os momentos de culinária são importantes, pois os estudantes podem entrar em contato com o gênero textual da receita, associar o tamanho real dos ingredientes às unidades de medida, manipular os alimentos, além de exercitar o trabalho em equipe, a paciência, a capacidade de organização e de seguir orientações.

 

Tendências: