Hidroponia…uma alternativa na aula de Ciências.

Hidroponia…uma alternativa na aula de Ciências.

As aulas práticas de Ciências são muito mais do que uma maneira divertida de aprender, elas possibilitam pensar, questionar, criar, formular e testar hipóteses.

Ofélia Fonseca

08 Outubro 2015 | 07h02

As aulas práticas de Ciências são muito mais do que uma maneira divertida de aprender, elas possibilitam pensar, questionar, criar, formular e testar hipóteses.

A aquisição de conceitos científicos estimula uma abordagem objetiva do mundo, levando à compreensão de que Ciência é mais que mero aprendizado de fatos. Por meio do método científico podemos desenvolver soluções para problemas de naturezas diversas.

Esse contexto propicia ao estudante a interação com as próprias dúvidas, levando à aplicação dos conhecimentos obtidos, estimulando-o para que seja atuante e construtor do próprio conhecimento, tornando-se o agente do seu aprendizado.

No Ofélia, acreditamos que o ensino de Ciências, assim como o ensino de todas as outras disciplinas, devam contribuir para a formação de um cidadão com consciência crítica que consiga ampliar os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula e utilizá-los em ações voltadas à melhoria de vida da comunidade.

Neste bimestre nas aulas práticas de Ciências o grupo de estudantes do  6º Ano vivenciou a prática da  hidroponia.

Após comparar a estrutura e a permeabilidade dos diferentes tipos de solo e refletir sobre a importância do uso consciente da nossa estrutura para a hidroponia, o  grupo de estudantes  do 6º ano ajudou na reforma da estufa de hidroponia e está cultivando hortaliças.

IMG_7952

IMG_7955

 

O grupo se responsabilizou pela  elaboração das soluções nutritivas, pelo plantio das sementes  e  mudas e pela manutenção da estufa.

 

IMG_7967

IMG_7968

O projeto  Hidroponia oportuniza a observação e o registro científico, enfatizando a produção com técnicas diferenciadas , suas vantagens, desvantagens e a importância na produção de alimentos.

Sendo assim, as aulas práticas são oportunidades perfeitas para isso!

Taíssa Lukjanenko – Professora de Ciencias – Fundamental I