Por: Equipe docente da Educação Infantil*
Quando pensamos nas aprendizagens e no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, é necessário relacionarmos esses processos com a ideia de experiência, considerando que experiência é aquilo que nos atravessa, nos forma e transforma.
Desta maneira, entendemos que é preciso favorecer experiências significativas para as crianças, pois é a partir delas que seus conhecimentos são construídos, desconstruídos e reconstruídos.
Partindo da ideia da valorização das experiências na Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular organizou os direitos de aprendizagem das crianças em Campos de Experiências, sendo eles:
. 'O eu, o outro e o nós'; . 'Corpo, gestos e movimentos'; . 'Traços, sons, cores e formas'; . 'Escuta, fala, pensamento e imaginação'; . 'Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações'.
As propostas realizadas na escola são desenvolvidas através dessas concepções.
Desenvolvimento da autonomia
No Colégio Ofélia Fonseca, oportunizamos o desenvolvimento integral do indivíduo. Dessa forma, as crianças constroem sua autonomia a fim de identificar situações, solucionar problemas, tomar decisões, conviver e respeitar as diversidades.
Essa construção ocorre a partir de dois eixos orientadores: as interações, ou seja, as relações com o outro, observando e respeitando os diferentes posicionamentos e desejos, além do trabalho coletivo; e os cuidados pessoais, com o próprio corpo, seus pertences e suas produções.
Através da elaboração da autonomia, a criança é capaz de exercer seu protagonismo social, compreendendo seu papel diante do mundo que a cerca.
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*Artigo assinado pelos profissionais que compõem a equipe docente da Educação Infantil do Colégio Ofélia Fonseca.