Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Estudantes do Ofélia contam com orientação para a produção de textos

Disciplina de Produção de Texto orienta quanto às formas de expor as ideias por meio das palavras e permite que os estudantes analisem suas construções de forma crítica e coerente.

PUBLICIDADE

Atualização:

Aula de Produção de Texto ( Foto: Divulgação/Ofélia)

Com a proposta de orientar os estudantes na reflexão e na construção de textos coerentes e de acordo com os critérios que definem cada um dos gêneros textuais, a disciplina de Produção de Texto tem um papel muito importante no desenvolvimento dos grupos de Ensino Médio, aqui no Colégio Ofélia.

PUBLICIDADE

Para a estudante Alice Lara Tui de Luccas Fortes, "a produção textual, como disciplina, nos ajuda a desenvolver um senso crítico, fundamental para o aprofundamento dos temas estudados. Nos ensina a olhar através de diferentes perspectivas, não somente nas aulas de português mas em todas as outras disciplinas e é de extrema importância que os estudantes treinem a compreensão textual".

De acordo com o professor Conrado Fogagnoli, responsável pela disciplina, os estudantes do Ofélia já chegam no Ensino Médio com boas noções dos diversos gêneros textuais, o que facilita o processo de desenvolvimento das atividades, que são divididas por grupo.

"No 1º ano, trabalhamos com a produção de contos, relatos (próximo ao gênero oral), com a dissertação e os resumos, que ajudam no processo de escrita e estudo. Já no 2º ano, nosso programa de aulas envolve a produção de crônicas, perfis biográficos e resenhas", explica Conrado.

Ainda segundo o educador, com os estudantes de 3º ano, a disciplina, sem desconsiderar os demais gêneros textuais, tem um foco voltado para a redação. Além do estudo dos aspectos que caracterizam este gênero, o trabalho é desenvolvido com base na leitura e análise de propostas de diversos vestibulares. "Levo para as aulas algumas provas dos principais vestibulares e analisamos juntos, para que eles tenham acesso às formas como as propostas de redação são elaboradas e avaliadas", completa Conrado.

Publicidade

"Como estudante do 3°ano do Ensino Médio, tenho consciência de que a produção textual teve papel importante no desenvolvimento da minha autonomia e faz com que minhas opiniões e ideias sejam transpostas e colocadas em crítica. Ao aprimorar a escrita, trazemos nossa própria identidade e afirmação de ideias, antes, postas em criticidade, agora formando um pensamento crítico e tendo um caráter autônomo, que é adquirido de forma exclusiva para cada pessoa diferente", comenta a estudante Luana de Moura Azevedo.

Segundo Conrado, o trabalho de produção textual do colégio, conta com uma ferramenta eficaz para melhorar a redação dos alunos. "Atualmente temos apoio de um sistema de redação, que consiste numa plataforma que dá um diagnóstico de algumas questões relativas à produção textual, sobretudo, as gramaticais, apresentando erros de ortografia e de concordância, além de analisar o uso de conectivos, por exemplo."

Para o educador, apesar de existir este importante apoio extra, ainda é preciso focar no processo de seleção e articulação de argumentos, o que é muito importante para criar um texto de qualidade.

 

Produção de texto no projeto pedagógico

Os estudantes do 1º e do 2º ano do Ensino Médio têm que criar conteúdos para o Projeto do Ofélia, uma atividade temática e multidisciplinar, para a qual eles precisam pesquisar para elaborar textos e outros materiais, que são expostos durante nossa Mostra de Projetos, realizada no segundo semestre.

Publicidade

Para a estudante Julia Oppenheimer Weil Rosado, a Produção de Texto é um diferencial muito importante nesta fase educacional. "A disciplina é fundamental para todos. Quando começamos a escrever, passamos por uma tarefa difícil, transcrever as ideias abstratas para o papel, conseguindo expressar nossas opiniões. A partir do momento que conseguimos escrever claramente nossas ideias, podemos passar nossos pensamentos para outros, portanto, para poder se comunicar e se expressar, é necessário saber construir uma estrutura capaz de transmitir aquilo que temos em mente", garante.

PUBLICIDADE

Isso porque, em fase pré-vestibular, os estudantes do 3º ano precisam dedicar parte dos estudos à produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e para isso contam com a disciplina de MTCC, em que recebem orientações técnicas, e com a disciplina de Produção de Texto, que lhes garante a parte mais conceitual da tese, como a orientação de pesquisa e a organização do trabalho.

"Como eles precisam apresentar o TCC oralmente para uma banca, trabalhamos juntos alguns gêneros para apresentação e a disciplina também dá uma orientação quanto aos formatos de apresentação, entre outros recursos possíveis de serem utilizados", finaliza Conrado.

 

Opinião por Ofélia Fonseca
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.