Estudantes apresentam seus trabalhos na mostra de arte do Ofélia

Estudantes apresentam seus trabalhos na mostra de arte do Ofélia

No próximo sábado, dia 10 de novembro, realizaremos nossa mostra de arte, que terá exposição de trabalhos artísticos e apresentações musicais, que serão comandadas pelos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a supervisão e orientação dos professores do Ofélia.

Ofélia Fonseca

08 Novembro 2018 | 14h56

No próximo sábado, dia 10 de novembro, realizaremos nossa mostra de arte, que terá exposição de trabalhos artísticos e apresentações musicais, que serão comandadas pelos estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, com a supervisão e orientação dos professores do Ofélia.

Durante a mostra de arte do Ofélia, serão apresentados trabalhos desenvolvidos para as disciplinas de Arte e Música, além das eletivas de Audiovisual e Fotografia Criativa.

 

Mostra de arte terá exposição

Crianças da Educação Infantil durante atividade de Arte (Divulgação/Ofélia)

Com o tema ‘A cidade como suporte das investigações artísticas’, a mostra vai reunir trabalhos confeccionados a partir de algumas atividades realizadas para exercitar o olhar dos estudantes sobre o que está à sua volta.

“Nosso trabalho na disciplina de Arte, aqui no Ofélia, tem por objetivo estimular os estudantes a terem um olhar mais sensível com o que está no entorno deles e no espaço onde eles vivem”, explica o professor de Arte, Leonardo Polo.

De acordo com o educador, essa observação criteriosa deve contemplar desde as condições do ambiente, a arquitetura e o patrimônio histórico, passando pela relação da cidade com sua história, com um enfoque artístico, para promover a formação de indivíduos com um olhar mais atento e sensível.

A exposição da mostra de arte contemplará projetos de fotografia, esculturas, colagens e pinturas, que serão apresentados do ponto de vista da cultura pop, da arte urbana e do grafite.

 

Audiovisual e fotografia criativa em destaque

Trabalho desenvolvido pelos estudantes para a disciplina eletiva de Fotografia Criativa (Divulgação/Ofélia)

As disciplinas eletivas de Audiovisual e Fotografia Criativa, ministradas pelos educadores Daniel Mantovani e Lúcia Lima, respectivamente, também irão participar com a apresentação de videoclipes e trabalhos que envolveram a montagem de ilustrações e fotografias.

“Pela disciplina de Fotografia Criativa, os estudantes vão apresentar projetos autorais, desenvolvidos através de técnicas de colagem e de fotografia autoral, com a montagem de exposição e fotografia, além de ensaios auto-referenciais”, adianta a educadora Lúcia Lima.

Já o professor de Audiovisual, Daniel Mantovani, selecionou alguns filmes produzidos e gravados pelos estudantes. “São três videoclipes autorais, dois filmes com o tema ‘lei da gravidade’ e outro filme sobre o tema ‘palíndromo’, que foi gravado de trás pra frente, e o resultado dos trabalhos ficou bem bacana”, conta Daniel.

Os filmes serão exibidos na sequência, com intervalos entre os temas, e juntos, eles têm 12 minutos de duração.

 

Músicas também serão celebradas…

Apresentação musical dos estudantes (Divulgação/Ofélia)

Nossa mostra de artes contará ainda com apresentações musicais, que serão interpretadas pelos estudantes, sob supervisão e orientação dos professores de Música Gabriel Correa e Maucha Barros.

Juntos, professores e estudantes organizaram um repertório que contempla alguns clássicos da música nacional, além de apresentar cantigas e congada infantil, canções de roda de capoeira, jogo de improvisação, música japonesa, americana e africana, entre outros ritmos.

Segundo o professor de Música, Gabriel Correa, a mostra será o desfecho para um projeto que envolveu um estudo musical aprofundado sobre temáticas específicas. “A cada ano, os estudantes do Ensino Fundamental I e II estudam a parte teórica de uma temática. Com base nesses estudos, eu seleciono as músicas que serão apresentadas pelas turmas do Fundamental I. Já nas turmas do Fundamental II, a seleção das músicas é feita pelos estudantes e as escolhas se dão por meio de um sorteio.”

Ainda de acordo com o professor, o projeto envolve ainda a apresentação de uma música composta pelos estudantes do 6º ano. “Todo esse processo permite que eles aprendam a desenvolver uma apreciação musical, além de conhecer novos e diferenciados repertórios. Além disso, podemos destacar o fortalecimento do grupo e a experiência deles se colocarem à mostra para um público, que é um desafio”, finaliza Gabriel.

Nossa mostra de arte acontece, no dia 10 de novembro, das 10h às 12h30. O Ofélia fica na Rua Bahia, 892, em Higienópolis. Venha prestigiar nosso evento!