Disciplinas eletivas ampliam currículo do Ensino Médio no Ofélia

Disciplinas eletivas ampliam currículo do Ensino Médio no Ofélia

Conheça as disciplinas eletivas que compõem os componentes curriculares das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio do Ofélia.

Ofélia Fonseca

08 de março de 2019 | 12h36

Aula da eletiva de Fotografia Criativa (Foto: Divulgação/Ofélia)

As disciplinas eletivas do Ofélia foram incluídas aos componentes curriculares das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio, no ano passado e, mais que atender a proposta de reforma do Ensino Médio, elas têm por objetivo ampliar a formação dos nossos estudantes.

Com isso, os estudantes contam com opções de aulas diversificadas, que são ministradas por meio de disciplinas pensadas para exercitar suas escolhas, sua autonomia e seus conhecimentos sobre assuntos de relevância, como escolhas profissionais, fotografia, ciências naturais, cultura e ideologia.

Além de flexibilizar nosso currículo, abrindo aos estudantes um leque de opções em variadas áreas do conhecimento, as disciplinas eletivas visam aprofundar os estudos e permitir que os estudantes exercitem seu direito de escolha de forma inteligente, desde o Ensino Médio.

“Essa é mais uma oportunidade para que nossos estudantes se preparem para fazer boas escolhas e que consigam ser protagonistas na sociedade”, explica a diretora do Ofélia, Marisa Monteiro.

 

Conheça nossas disciplinas eletivas:

. Fotografia criativa e processos midiáticos

Os estudantes durante aula de Fotografia Criativa (Foto: Divulgação/Ofélia)

Resultado de uma junção de linguagens da fotografia e do audiovisual, a disciplina ministrada por Diego Avarte, especialista em comunicação e multimeios, foi elaborada com o objetivo de ampliar o olhar dos estudantes dentro das produções fotográficas.

“A disciplina tem como proposta apresentar aos estudantes esse universo do mundo não verbal, que é o da imagem, fundamental para compreender e atuar sobre o mundo”, adianta Diego.

Para ele, as linguagens da fotografia e do audiovisual estão muito ligadas, não apenas para quem está interessado em produzir coisas profissionalmente nas áreas de fotografia e vídeo. “Nos dias atuais, todo mundo produz e consome vídeo e fotografia. Ter o domínio dessas linguagens é importante para nossa formação de cidadãos, para ter atuação sobre o mundo”, conclui.

 

. Cultura e Ideologia – Música e Indústria Cultural

Ministrada pelos educadores Guilherme Szymanski e Luís Fernando Massagardi, a disciplina tem como preceito uma análise mais aprofundada da produção cultural contemporânea brasileira, principalmente no que diz respeito à música, de forma que tanto os educadores quanto os estudantes apresentam suas referências musicais.

“A disciplina busca entender quais elementos e quais características culturais enredam o cenário musical no Brasil, permitindo aos estudantes uma avaliação sobre os discursos ideológicos que estão presentes nas produções culturais”, explica o professor Luís Fernando.

Segundo ele, os estudantes têm a oportunidade de participar de forma ativa das aulas e são convidados a apresentarem suas referências musicais para serem discutidas pelo grupo. “Com isso, conseguimos formar uma rede de trocas bem intensa e esse é o método que a gente trabalha”, completa Luís Fernando, que acredita que as disciplinas optativas são fundamentais para o processo educacional atual, sem deixar de valorizar a importância do currículo base, que também tem grande valor na formação dos estudantes.

 

. Laboratório de Escolhas – Trabalho Futuro

Estudantes durante atividade do Laboratório de Escolhas (Foto: Divulgação/Ofélia)

A disciplina, ministrada pelas psicólogas Adriana Ricci e Marina Bergamaschi, sócias da ‘Trid – Trabalho e Identidade’, consultoria especializada em orientação profissional e carreira, tem como proposta desenvolver os estudantes no caminho de suas escolhas profissionais.

“A disciplina surgiu de uma demanda interna do colégio e ela trabalha conteúdos como autoconhecimento, exploração das oportunidades para entender o universo do mercado de trabalho e para ajudar a construir um projeto que faça sentido para os estudantes”, explica Marina.

Segundo Adriana, dentro da disciplina existe a preocupação de entender o momento de vida dos estudantes. “Nesta disciplina podemos trabalhar com eles suas habilidades para fazer escolhas com mais propriedade, sabendo se posicionar de acordo com seus interesses”, completa Adriana.

Adriana e Marina também são responsáveis pela disciplina Laboratório de Escolhas, para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

 

. Ciências, Tecnologia e Sociedade

A disciplina, ministrada pelos professores educadores Henrique Kurosaki e Mauritz de Vries, desenvolve os conhecimentos dos estudantes sobre o conjunto de outras ciências dedicadas ao estudo dos fenômenos da natureza, em aulas teóricas e práticas, realizadas em nosso laboratório de ciências.