Confira algumas ações do Ofélia para preservar a água

Confira algumas ações do Ofélia para preservar a água

Captação da água de chuva garante uma importante economia de água e dá um sentido mais prático às atividades de educação ambiental e desenvolvimento sustentável com os estudantes.

Ofélia Fonseca

22 de março de 2021 | 12h04

A cisterna do Ofélia. Ela está em meio a algumas plantas. Fim da descrição.

Água coletada na cisterna é usada em diversas finalidades (Foto: Colégio Ofélia Fonseca)

Mais que valorizar propostas educativas para a formação de cidadãos críticos, conscientes e responsáveis, o Colégio Ofélia Fonseca promove ações para dar um sentido mais prático às atividades de educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

No Dia Mundial da Água o Ofélia destaca algumas dessas ações de cuidado e compromisso com o uso desse bem tão precioso, como a implantação de uma cisterna, com capacidade de 6 mil litros, para coletar a água da chuva.

Com isso, sempre que chove, a água que cai sobre o telhado da sala de artes é direcionada a uma tubulação que a despeja diretamente na cisterna do colégio.

Uso consciente da água

A água captada pela cisterna é utilizada para irrigar o jardim do colégio e a estufa de hidroponia, além de abastecer a piscina e garantir a limpeza do pátio, gerando uma grande economia desse bem tão valioso.
Ações como essa possibilitam a conscientização dos alunos sobre a importância de preservar água e outros recursos naturais, favorecendo a consciência ambiental, além de servir como ferramenta para construir o conhecimento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.