Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Caminhos da Imigração

Em 24 de março de 2016, os alunos do 3º, 4º e 5º anos visitaram o Memorial do Imigrante, localizado no bairro da Mooca, local que recebeu muitos imigrantes, atividade esta disparadora, que deu início ao estudo sobre os imigrantes, refugiados e contribuições na cultura brasileira.

PUBLICIDADE

Atualização:
 Foto: Estadão

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Livros, revistas, vídeos e jornais serviram como base de pesquisa, que auxiliaram na vivência para entendimento desse movimento social, político e geográfico.

PUBLICIDADE

Os estudanteslevantaram várias questões para investigação, como:

  • Por que o imigrante não enfrenta o problema ao invés de trocar de país?
  • Como o imigrante sabe se o país que está indo é bom ou ruim?
  • Como os imigrantes ignorarm (deixam para trás) sua própria vida/ história?
  • Como a cultura do imigrante influencia na cultura do país que chegou?
  • Por que há países que não recebem imigrantes?
  • Qual é o motivo mais frequente de imigração para o Brasil (passado e presente)?
  • Quando começou a imigração?
  • Quando os portugueses vieram para o Brasil, na época do descobrimento, eles estavam imigrando?
  • Quais foram as guerras que motivaram a vinda dos imigrantes?
  • Em que época vieram mais imigrantes para o Brasil?
  • Onde vivem os imigrantes que chegam atualmente no Brasil?
  • O Brasil é o país que mais recebe imigrantes? Por quê?
  • Há leis para imigração? Há programs de auxílio ao imigrante?
  • Qual é o lugar do Brasil que mais recebe imigrantes?
  • Qual é o maior grupo de imigrantes atualmente no Brasil?
  • Que país teve o maior número de imigrantes na história?
  • Existem casos de imigrantes que não podem voltar para o seu país?
  • Os imigrantes voltam para o seu país depois de algum tempo?

Os estudantes descobriram que muitas brincadeiras foram trazidas pelos imigrantes, como amarelinha, corda, pega-pega, esconde-esconde, como também sobremesas, pratos principais e comidas do dia-a-dia como pizza, calzone e risoles. Pesquisaram e compartilharam suas descobertas entre colegas.

 

Publicidade

 Foto: Estadão

 

 Foto: Estadão

 

 

Receberam a visita de imigrantes e refugiados que contribuiram na busca por respostas das questões de investigação.

Até uma fazenda em Cordeirópolis foi visitada em busca de respostas para suas inquietações.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

A nossa história de imigração tem muitos momentos, datas e espaços que se completam. Desde o descobrimento, em 1500, o Brasil recebeu milhões de pessoas vindas de todas as partes. O Brasil recebeu grandes quantidades de imigrantes nas quais teve um plano político e econômico para receber todos.

A partir de 1840, com o desenvolvimento das indústrias, o governo passou a investir numa política de real e grande atração de imigrantes.

Depois do fim da escravidão, em 1888, boa parte dos imigrantes trabalharam nas lavouras em substituição ao trabalho escravo.

Publicidade

Entre 1897 e 1900, imigrantes italianos, alemães, árabes, judeus e espanhóis chegram em nosso país.

Os estudantes produziram um folder contendo dicas culturais, passatempos, resenha de livros e linha do tempo, contextualizando toda essa pesquisa, conseguiram encontrar respostas para suas dúvidas e produziram um vídeo relatando esse processo.

 Foto: Estadão

E na culminância do projeto compartilharam comseus familiares toda essa descoberta, cantaram e tocaram música contemplando o estudo.

 

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

ProfessorasLuciana Maria de Barros Novello Valquiria Miguel Luchezi, Sheila Tomita Marilza Baptista

 

 

Opinião por Ofélia Fonseca
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.