Ofélia Fonseca
02 de dezembro de 2016 | 16h57
Em 24 de março de 2016, os alunos do 3º, 4º e 5º anos visitaram o Memorial do Imigrante, localizado no bairro da Mooca, local que recebeu muitos imigrantes, atividade esta disparadora, que deu início ao estudo sobre os imigrantes, refugiados e contribuições na cultura brasileira.
Livros, revistas, vídeos e jornais serviram como base de pesquisa, que auxiliaram na vivência para entendimento desse movimento social, político e geográfico.
Os estudantes levantaram várias questões para investigação, como:
Os estudantes descobriram que muitas brincadeiras foram trazidas pelos imigrantes, como amarelinha, corda, pega-pega, esconde-esconde, como também sobremesas, pratos principais e comidas do dia-a-dia como pizza, calzone e risoles. Pesquisaram e compartilharam suas descobertas entre colegas.
Receberam a visita de imigrantes e refugiados que contribuiram na busca por respostas das questões de investigação.
Até uma fazenda em Cordeirópolis foi visitada em busca de respostas para suas inquietações.
A nossa história de imigração tem muitos momentos, datas e espaços que se completam. Desde o descobrimento, em 1500, o Brasil recebeu milhões de pessoas vindas de todas as partes. O Brasil recebeu grandes quantidades de imigrantes nas quais teve um plano político e econômico para receber todos.
A partir de 1840, com o desenvolvimento das indústrias, o governo passou a investir numa política de real e grande atração de imigrantes.
Depois do fim da escravidão, em 1888, boa parte dos imigrantes trabalharam nas lavouras em substituição ao trabalho escravo.
Entre 1897 e 1900, imigrantes italianos, alemães, árabes, judeus e espanhóis chegram em nosso país.
Os estudantes produziram um folder contendo dicas culturais, passatempos, resenha de livros e linha do tempo, contextualizando toda essa pesquisa, conseguiram encontrar respostas para suas dúvidas e produziram um vídeo relatando esse processo.
E na culminância do projeto compartilharam com seus familiares toda essa descoberta, cantaram e tocaram música contemplando o estudo.
Professoras
Luciana Maria de Barros Novello
Valquiria Miguel Luchezi,
Sheila Tomita
Marilza Baptista
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.