Atualidades em Ciências e a interdisciplinaridade

Atualidades em Ciências e a interdisciplinaridade

Qual o nível do Cantareira? E a epidemia de Ebola na África, já está controlada? Com o advento da internet, o acesso às informações acelerou de maneira incrível, temos tudo, a "um clique" de distância. Como podemos identificar o que realmente importa no meio de todos esses dados?

Colégio Ofélia

25 Março 2015 | 00h12

Podemos dizer que, hoje, a informação está literalmente nas pontas dos dedos, “um clique” e somos apresentados aos níveis atuais da Cantareira. Alguns “clicks” depois, viajamos para a epidemia do Ebola na África ou para a alarmante situação da Amazônia.

007

Sem dúvida, a “internet” amplia horizontes. A quantidade de informação científica cresce a taxas exponenciais, em velocidade sem precedentes e as ferramentas de busca possibilitam o acesso aos mais diversos assuntos em poucos segundos. Lidar com tanto conhecimento fragmentado é um dos nossos grandes desafios!

No Ofélia, Língua Portuguesa e Ciências se unem, semanalmente, para trabalhar com os alunos do Fundamental II, de maneira interdisciplinar a atividade: Atualidades em Ciências.

006

O objetivo dessa interdisciplinaridade é incentivar a pesquisa, a reflexão, as relações com os conhecimentos prévios e o desenvolvimento da escrita e da oralidade em uma atividade prazerosa que aproxima do nosso cotidiano as novidades científicas.

Taíssa Lukjanenko
Professora de Ciências