Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Arraial do Ofélia promove encontro de culturas regionais

Durante o evento, as turmas realizaram apresentações que destacaram o regionalismo cultural do Brasil.

PUBLICIDADE

Atualização:

Os estudantes apresentaram ritmos regionais brasileiros  

 

Um grande encontro de culturas regionais marcou os festejos juninos do arraial do Ofélia. O evento, realizado no sábado, 11 de junho de 2022, marcou a volta das famílias ao colégio.

PUBLICIDADE

Na ocasião, as turmas apresentaram todo regionalismo nacional, rico em história e cultura, começando pelo Cacuriá do Maranhão, passando pelo Siriri do Mato Grosso, pelo Carimbó do Pará, pela Ciranda de Paraty, pelo Jogo de São Paulo e do Rio de Janeiro e finalizando com o Maculelê da Bahia.

As turmas do Ensino Fundamental I e II também fizeram uma apresentação emocionante, em coral e tocando os instrumentos musicais, do baião 'Asa Branca', composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, em 1947.

Turmas do Fundamental durante a apresentação da música 'Asa Branca'  

Gabriel Correa, professor de Música, falou sobre o preparo dos estudantes para a apresentação. "O preparo da banda foi feito em quatro aulas, durante cerca de um mês. Foi rápido porque eles estão muito envolvidos com o projeto musical das aulas. Quando eu propus o desafio, eles toparam na hora. Estudaram, se dedicaram e ensaiaram muito para essa apresentação."

O professor destacou ainda que houve uma sinergia no contato das turmas mais novas com os estudantes mais velhos. "Esse encontro deles deixou a coisa mais mágica. As crianças estavam muito empolgadas com a oportunidade de se apresentarem com a banda, formada pelos estudantes 'mais velhos'. Então foi uma energia muito gostosa e espero que todos tenham gostado", completou Gabriel.

Publicidade

Estudantes também participaram da organização da festa  

O grupo de forró de rabeca 'Pé de Manacá' fechou os festejos deste ano.

Um dos diferenciais da nossa festa é que sua organização conta com o envolvimento dos estudantes e seus familiares.

 

Volta das famílias ao colégio

Durante a festa, as famílias e estudantes se divertiram com as apresentações e ainda contaram com brincadeiras e com comidas e bebidas típicas.

Paulo Eduardo Palmério, pai do Dário (9º ano), elogiou a festa. "A festa está muito legal, o clima está bom e fazia tempo que não víamos tanta gente na escola. Eu acho que todo mundo estava com saudades das festas do colégio."

Publicidade

O Arraial do Ofélia marcou a volta das famílias ao colégio  

Quem também estava muito animada com as apresentações era Lulie Macedo, mãe da estudante Martina (3º ano). "As festas do Ofélia são sempre muito legais e importantes para reunir as crianças, as famílias e a comunidade da escola. Hoje foi emocionante porque parecia que ia chover muito e podia atrapalhar. Ver todo mundo junto assim de novo, depois de dois anos em casa, é bem emocionante. Eu acho que a vida cultural do colégio é muito vibrante e eu estava sentindo falta. Acho que todo mundo estava sentindo falta desse encontro. O colégio está de parabéns", declarou Lulie.

 

Clique aqui para conferir a galeria de fotos do evento

Opinião por Ofélia Fonseca
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.