PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Livros ajudam a resolver e a evitar diversos conflitos em casa

Já falamos aqui que ler amplia o repertório e o conhecimento de mundo da criança. Os livros são grandes aliados na construção da imaginação e ajudam os pequenos a lidar com as emoções. Tudo isso só será possível se alguém apresentar a eles esse universo lúdico.

Por Thais Gonzales
Atualização:

A escola possui uma grande responsabilidade nessa trajetória de mostrar aos alunos a importância do hábito de ler e coloca em prática muitas estratégias para que sejam momentos prazerosos. Mas é preciso que exista espaço em casa também.

PUBLICIDADE

A quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro ao Ibope Inteligência, mostrou que a família exerce grande influência nesse processo. Este é o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor.

De acordo com o levantamento, 33% dos entrevistados sofreram a influência de alguém para começar a gostar de ler. Destes 33%, 11% afirmam que a mãe ou um responsável do sexo feminino influenciou o gosto pela leitura; 7% dizem terem sido influenciados por um professor; e 4% disseram que o pai foi o influenciador.

O estudo mostra a importância de existir um influenciador e, assim como na escola, é fundamental que o mundo dos livros seja apresentado em casa. Se existe uma receita para criar pequenos leitores é mostrar a eles como é bom gostar de um livro.

Livro, seu aliado

Publicidade

Além de promover o desenvolvimento pessoal e intelectual da criança, aprimorar as suas habilidades de comunicação e outras competências, a leitura é uma excelente ferramenta para resolver conflitos. Já pensou nisso?

Desfralde, chupeta, medo, chegada do irmão, crescer, perdas, aprender a dividir são temas recorrentes que, às vezes, podem ser difíceis de a criança compreender. Como abordar e explicar?

Os livros são ótimos recursos para explorar muitos assuntos. Seu filho é inserido em uma história e pode acreditar: conseguirá fazer conclusões que em uma conversa não conseguiria. Aposte no lúdico e seja um influenciador.

Listamos algumas obras que podem te ajudar em alguns assuntos:

  • O que tem dentro da sua fralda?
  • Adeus, chupeta
  • O lobinho não quer compartilhar
  • O lobinho vai à escola
  • Semente de gente
  • O medo que mora embaixo da cama

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.