PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Estabelecer rotina é importante para crianças e adolescentes

 

Por Thais Gonzales
Atualização:

Rotina. Tem gente que ama, tem quem odeia. Gostando ou não, a verdade é que estabelecer a organização dos dias de uma criança ou de um adolescente faz toda a diferença.

PUBLICIDADE

A rotina antecipa o que vai acontecer e os deixa mais seguros e confiantes para seguir para a próxima tarefa, por exemplo. Podemos dizer que é uma bússola que vai direcionar o seu filho e ajudá-lo a se organizar. Afinal, é com organização que ele encontrará tempo para fazer tudo o que precisa e deseja.

Também gera condições para que eles desenvolvam responsabilidade e autonomia. Desta forma, vai auxiliar ainda a reduzir conflitos.

Você vai perceber que estabelecer horários para a refeição, lição, brincar, ler, entre outros exemplos, vai ajudar no seu dia a dia, vai ser melhor para toda a família.

Por onde começar?

Publicidade

Que tal combinando o horário de dormir, de fazer a tarefa da escola, caso ainda não tenha?. Depois, proponha colaborar com alguma atividade em casa, como todos os dias ajudar a tirar os pratos da mesa do jantar. Um tempo diário para leitura também é uma boa opção.

Você pode adequar conforme o ritmo da sua família. Acredite: ações simples como essas ajudam as crianças e também os pais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.