PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Crianças precisam desenvolver a autonomia

O significado de autonomia está ligado à independência, liberdade e autossuficiência. Parece ser muito complexo para uma criança, mas a verdade é que, sim, elas precisam desenvolver tudo isso. Família e escola exercem um papel fundamental nesse processo.

Por Thais Gonzales
Atualização:

 

Uma pesquisa canadense mostrou que, quando as mães dão suporte para que a criança possa realizar atividades sozinha, há uma melhora em sua capacidade de resolver problemas, na memória e no pensamento.

 

Ações simples, como deixar que o filho tire a roupa, por exemplo, ou permitir que ele faça atividades de acordo com sua idade, ajudam no desenvolvimento cognitivo dele.

PUBLICIDADE

Especialistas dizem que essa função engloba a memória de trabalho, raciocínio, capacidade de resolução de problemas e flexibilidade de tarefas, além conseguir planejar e executar muitas atividades.

 

Por isso, tão importante como dar limites e mostrar para a criança até aonde ela pode ir, é reforçar que ela pode fazer muitas coisas, que ela dá conta de realizar atividades no dia a dia. A independência fará bem, acredite.

 

Por onde começar?

Publicidade

Sempre está na hora de dar um voto de confiança ao seu filho e mostrar que acredita que ele seja capaz de fazer algo. Que tal começar com pequenas escolhas do dia a dia? Dê duas opções de roupa e deixe que ela decida o que prefere usar.

 

Dê pequenas responsabilidades e caminhe junto nesse processo de ganhar autonomia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.