Virada inclusiva no Arquidiocesano

Virada inclusiva no Arquidiocesano

Paulo Adolfo

07 Dezembro 2016 | 18h05

No dia 3 de dezembro (sábado), aconteceu a 7ª virada inclusiva, evento realizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Diversas organizações contribuem com a virada por meio de atividades culturais, esportivas e de lazer. O Colégio Marista Arquidiocesano, com a equipe do Arqui Fitness, e a ONG Grupo Terra – especializada no atendimento a deficientes visuais – são algumas delas.

 

Na manhã de sábado, nas dependências do colégio, houve a dança circular. A atividade principal baseou-se nas danças circulares com deficientes visuais do Grupo Terra, orientadas pelo professor Nelson dos Santos, do Arqui Fitness. “Ensina-se em passos, treina-se em roda. Depois, os participantes dançam a música e aos poucos o grupo começa a interiorizar os movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. As danças são simples e de fácil aprendizado, com a experiência dos gestos, ritmos e passos dos diversos povos e da cultura brasileira, apoiando e sendo apoiado pela roda. Tem por objetivo despertar a união, aproximação, concentração, consciência, percepção e cooperação através de linguagem simbólica e acessível a todos”, afirmou o professor Nelson.

 

Para finalizar a atividade, exercícios de alongamento e relaxamento foram feitos com a orientação do professor do Arqui Fitness Gerson Dáddio, mestre em Yoga.