PROMOVER DESAFIOS, EXCELENTE FORMA DE INTERAÇÃO

PROMOVER DESAFIOS, EXCELENTE FORMA DE INTERAÇÃO

Natália Venâncio

13 Abril 2016 | 16h23

20160331_155048 20160331_155315  20160331_155206

 

O Diretor Geral Valentin Fernandes, recém-chegado ao Colégio Marista Arquidiocesano, propôs desafios aos alunos mais novos, de Infantil 5 a 5º ano. Dois desafios já foram propostos, a Campanha da Fraternidade e a Páscoa com o objetivo de criar intimidade e promover interação do Diretor com os alunos.

A partir do tema da Campanha da Fraternidade 2016, que nos convida a refletir sobre os cuidados que devemos ter com a Casa Comum, nossa Mãe Terra, foi lançado aos estudantes o 1º desafio: trazerem à escola, por escrito ou por meio de foto impressa, alguma atitude que já praticam junto de sua família para ajudar no cuidado da nossa Casa Comum.

O 2º desafio foi lançado durante a Quaresma, período que antecede a Páscoa e que nos convida a refletir sobre a mudança de vida, de comportamento e de atitudes, pensando em como podemos ser melhores nos ambientes que frequentamos e com as pessoas com as quais nos relacionamos. Neste sentido, foi pedido aos alunos que trouxessem, por escrito ou por meio de desenho, gestos que podem assumir para serem filhos e estudantes melhores.

As crianças se sentiram animadas e entusiasmadas a participarem desses momentos. Formaram grandes filas na ansiedade de entregar os desafios no local marcado, o saguão da Portaria Central. Os alunos de Infantil 5 e 1º ano fizeram a entrega no horário da saída e os de 2º a 5º ano durante o recreio, como combinado. Os desafios foram recebidos pelo próprio Diretor, por Agentes do Núcleo de Pastoral e alunos da PJM, que se sentiram incentivados a participar, já que trabalharam essas temáticas com os alunos tanto dentro quanto fora da sala de aula. Muitos pais também participaram desses momentos e se mostraram favoráveis ao projeto.

Após entregarem os desafios, os estudantes receberam uma bala ou um pirulito Marista, pelo empenho e cuidado em corresponder às propostas. Agora esperam ansiosamente pelo 3º desafio, que acontecerá uma vez por mês!