Oficina Minecraft – Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I

Oficina Minecraft – Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I

Paulo Adolfo

13 Dezembro 2016 | 17h48

Durante o ano, os alunos chegavam à Biblioteca Juvenil comentando muito sobre o Minecraft, um jogo eletrônico que permite a construção de personagens por meio de blocos (cubos), cujo idealizador é o programador sueco Markus “Notch” Persson.

A partir do interesse demonstrado pelos alunos, Jane, da equipe da Biblioteca Juvenil, começou a buscar maiores informações sobre o jogo e suas possibilidades educativas.

Surgiu então a ideia de fazer na Biblioteca Juvenil uma oficina com o objetivo de criar um boneco do Minecraft. Para que isso fosse possível, foi solicitado que cada aluno trouxesse 3 caixas de creme dental e 1 caixa de lâmpada/remédio. Depois de algum tempo, já havia a quantidade suficiente de caixas para a oficina; além disso, toda a ação contou com a ajuda da equipe da Biblioteca, em especial da Viviane, que se empenhou muito para que a atividade pudesse ser bem-sucedida.

Durante o processo de elaboração da atividade, contamos com a parceria da coordenadora Giselle (Arte), que cedeu parte dos materiais da oficina e orientou a equipe em relação aos aspectos organizacionais.

Depois de toda essa preparação, teve início a primeira fase das oficinas, de 7 a 11/11, e foi durante esses dias que os alunos revestiram as caixas e montaram a estrutura do boneco.

De 28/11 a 02/12, eles pintaram os bonecos usando a sua criatividade e de quebra ainda desafiaram sua coordenação motora!

Após a finalização dos bonecos, foi montada uma exposição com a produção dos alunos na própria Biblioteca, que permaneceu no espaço de 5 a 12/12.

Acreditamos que os alunos tenham gostado muito dessa ação e esperamos que ela possa ser realizada com os demais anos.