Opinião|Biblioteca do Arquidiocesano é reconhecida pelo XXIII Prêmio Paulista de Biblioteconomia

PUBLICIDADE

Atualização:

Trabalho de preservação do patrimônio científico vence categoria profissional em evento do Conselho Regional de Biblioteconomia

PUBLICIDADE

Composta por diversos objetos vinculados ao ensino da Física, Química e História Natural, a coleção da Biblioteca e o Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano começou a ser montada em meados do século 19, pelo Frei Germano De Annecy, e hoje é um dos maiores acervos de objetos científicos escolares do Brasil. O trabalho de conservação e o projeto de inventariação dessa grande coleção foram premiados pelo Conselho Regional de Biblioteconomia - 8ª Região na categoria Profissional do XIII Prêmio Laura Russo, que este ano teve como tema "Biblioteca Escolar para Todos". A homenagem, entregue no último dia 12 de março (Dia do Bibliotecário), tem como objetivo destacar as ações de instituições, bibliotecários e pesquisadores que de alguma forma tenham contribuído para promoção, incentivo e enriquecimento desta área no estado de São Paulo.

Raquel Quirino Piñas, historiadora do Memorial, explica que o Museu Escolar é uma das coleções que integram o Memorial do Colégio Marista Arquidiocesano, departamento criado em 2008 e que possui como missão garantir a salvaguarda do patrimônio escolar institucional, composto por diversos itens (revistas, fotografias, registros e documentos de secretaria, medalhas, uniformes), além das coleções de materiais didáticos com caráter científico, grande parte adquiridos antes dos anos 1940. "O Arquidiocesano sempre vinculou sua sólida tradição educacional a um constante processo de renovação didática", afirma o bibliotecário e pesquisador Ricardo Tomasiello Pedro.

Devido à relevância desse acervo foi estabelecida uma parceria com o Núcleo de Estudos Escola e seus Objetos (NEO) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenada pela Profa. Dra. Katya Braghini, para a realização de um inventário da coleção de Física, contabilizando 864 objetos voltados ao ensino dessa disciplina. Trata-se de projeto com apoio de parceria entre o colégio e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O acesso aos dados do inventário pode ser feito online por meio deste link: https://arquidiocesano.colegiosmaristas.com.br/noticias/colecao-de-fisica-do-arqui/

Publicidade

Opinião por Paulo Adolfo
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.