Natália Venâncio
13 de setembro de 2021 | 10h29
Alunos do Colégio Marista Arquidiocesano criaram o projeto “Doe e Salve”
A pandemia diminuiu em 10% as doações de sangue no Brasil no ano passado. A informação é do Ministério da Saúde, apresentada na primeira quinzena de junho de 2021. Em 2019, foram 3,27 milhões de doações. Já no primeiro ano da Covid-19 no país, foram 2,95 milhões.
Compreendendo a situação delicada, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Arquidiocesano estão promovendo uma campanha de incentivo denominada “Doe e Salve” para reabastecimento dos bancos do Hemocentro do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp).
O trabalho foi orientado pela coordenadora pedagógica Lilian Gramorelli e conduzido pela professora Adriane Marques Romaniuk e faz parte do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Social (PIS) da turma, uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo e o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.
A hematologista Melca Oliveira, coordenadora do Hemocentro da Unifesp, alerta que a pandemia da Covid-19 teve um impacto muito negativo nas doações.
“Houve um desabastecimento, não apenas em nossos estoques, mas de outros bancos de sangue da capital paulista, causando um desbalanço terrível. Precisamos de doadores, pois a conta não fecha”, explica.
As doações irão acontecer com cadastro e agendamento, para evitar aglomerações e filas, de 13 a 30 de setembro de 2021. De acordo com a docente Adriane Marques Romaniuk, os doadores que forem ao Hemocentro por incentivo da campanha dos alunos do Arquidiocesano, devem informar no cadastramento, pois será feita uma tabulação para mensurar os resultados do projeto.
“Nosso trabalho tem como tema central a empatia. E não há exemplo mais forte de empatia do que doar o próprio sangue para ajudar o próximo”, afirma a professora.
Requisitos para doar
Entre os requisitos básicos para a doação de sangue estão:
Serviço:
Doe e Salve – Hemocentro HSP/HU Unifesp
Data: 13 a 30 de setembro de 2021
Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, nº 824 – 1º andar – Vila Clementino, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 8h às 12h30 (exceto feriados)
Telefone para agendamento: (11) 5576-4240 (Ramal 2640 – falar com Vanessa)
O telefone e ramal funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.